Plano de turismo beneficia João Pessoa com vinda de visitantes

Por - em 19

Aumentar em 113% o turismo internacional de 2010 a 2020 – chegando a 11,1 milhões de visitantes estrangeiros no final da próxima década com a realização da Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 – é uma das metas do Plano Aquarela 2020, lançando nesta quarta-feira (16) no Rio de Janeiro. Os números têm como base a experiência de outros países que já realizaram eventos semelhantes e registraram um aumento significativo na atração de visitantes de outras nacionalidades.

O secretário de Turismo de João Pessoa (Setur), Elzário Pereira Júnior, participou da cerimônia de lançamento e disse que a estratégia montada pelo Ministério do Turismo, através da Embratur, vai beneficiar milhares de pessoas que trabalham diretamente com o turismo, porque vai divulgar o destino Brasil em peças publicitárias feitas especialmente para esse público. “Tenho certeza que estamos prestes a experimentar um crescimento extraordinário no número de visitantes estrangeiros na Capital, porque além de ter atrativos singulares, João Pessoa está localizada em um ponto estratégico no Nordeste, vizinha a duas cidades-sedes da Copa e será o lugar ideal para quem vier assistir aos jogos, mas não pretende ficar no meio da agitação”, ressalta.

O secretário acrescentou que atualmente João Pessoa já atrai muitos visitantes de outros países, com destaque para os da Europa. Segundo dados da pesquisa de Demanda e Satisfação Turística, realizada de janeiro a outubro deste ano pela secretaria de Turismo de João Pessoa em três Postos de Informações Turísticas (PIT), quase metade dos estrangeiros que visitaram a Capital era do continente europeu. Dos 81 entrevistados no período, 40 eram oriundos de países da Europa, o que dá um porcentagem de 49,38%. Desse total, a maioria, 13,58%, era da Itália.

“Quero ressaltar que o número de visitantes é muito maior. Esses dados são uma pequena amostra, já que se refere apenas aos que responderam aos questionários de pesquisa nos Postos de Informações da Setur”, comenta o secretrário.

Estiveram presentes ao lançamento o ministro do Turismo, Luiz Barretto; a presidente da Embratur, Jeanine Pires; a secretária Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Márcia Lins; o secretário Municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Antônio Pedro; o diretor técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza, e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Álvaro Bezerra de Melo, além dos principais atores públicos e privados do turismo nacional.