PlanMob João Pessoa - Plano Diretor de Mobilidade Urbana

Plano Municipal de Cultura tem orientação de técnicos da UFBA

Por - em 177

A primeira reunião do núcleo executivo do Conselho Municipal de Cultura aconteceu na manhã desta sexta-feira (23), na sede da Fundação Cultural de João Pessoa. No encontro, foi discutida a estratégia de validação do Plano Municipal de Cultura, que permitirá o envio de verbas federais para a Capital paraibana.

Presentes a reunião estavam o diretor executivo da Funjope e coordenador do corpo deliberativo, Milton Dornellas, além da analista técnica e da coordenadora técnica da equipe executiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Kátia Costa e Neuza Brito, respectivamente.

Neuza Brito ressaltou que os técnicos da UFBA voltarão a João Pessoa depois dessa primeira etapa de elaboração e validação do Plano Municipal de Cultura. “A qualquer momento que a coordenação nos solicitar, estaremos à disposição, diariamente. Kátia ficará em contato permanente com os consultores de João Pessoa via internet e por telefone”, disse. “Até o final do ano, haverá mais dois encontros nacionais com os municípios que estão elaborando seus planos”, acrescentou.

Kátia Costa, que está prestando assessoria para a elaboração dos planos de cultura das capitais e regiões metropolitanas do País, ressaltou a importância do acompanhamento. “A responsabilidade da elaboração do plano é do poder executivo. O Conselho de Políticas Públicas (Conselho Municipal de Cultura, que tomou posse no dia anterior) tem o poder de validação do processo. Essa foi à primeira reunião de alinhamento”, disse.

O núcleo executivo local é formado ainda por dois consultores do projeto e de pessoas indicadas pelo coordenador. O Plano Municipal de Cultura também vai incorporar demandas oriundas de conferências municipais de outras áreas. “Todos os municípios que aderirem ao Plano Nacional de Cultura passarão a receber verbas federais”, enfatizou Neuza Brito.