PMJP abre inscrição para projeto de férias nos Centro da Cidadania

Por - em 27

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Projeto Férias, Artes e Cidadania, que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realiza a partir do dia 5 de janeiro em seus 11 Centros de Referência da Cidadania (CRCs).

As pessoas interessadas podem procurar qualquer um dos CRCs no horário de expediente, com um documento que o identifique para realizar a sua inscrição. As inscrições serão realizadas até completar 20 alunos por turma. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3218-9228.

A expectativa é que cerca de 880 pessoas entre jovens e adultos de várias comunidades de João Pessoa aproveitem o período de férias para ter contato com arte, lazer e cultura. Para 2009, estão sendo oferecidas 22 oficinas, que como nos anos anteriores acontecerão durante três dias da semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 15h, até o dia 2 de fevereiro.

Além das oficinas de Hip Hop, Pintura em Tela, Pintura em Tecido, Grafitagem, Teatro, Técnica Vocal, Cultura Popular, Artesanato em Miniatura, Artesanato com material reciclado, Violão, Crochê, Imã de Geladeira, e Confecção de Máscaras, os alunos poderão realizar passeios em companhia de profissionais à Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.
A diretora de Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop) da Sedes, Cassandra Figueiredo, explica que a procura por determinada modalidade artística, feita pelo público de cada localidade, é que define toda a programação das oficinas oferecidas.

Inclusão – “Esse projeto vem possibilitando o acesso ao conhecimento e à prática de manifestações artísticas e culturais, no período de férias escolares, aos jovens das diversas comunidades de João Pessoa. Trata-se de um processo sócio-educativo em que a arte atua como meio de interação, inclusão e expressão”, destacou a diretora.

Nos três anos anteriores, o Projeto Férias, Artes e Cidadania beneficiou aproximadamente duas mil pessoas de diversos bairros da Capital, propiciando a construção de valores culturais, éticos e cidadãos.

Segundo Cassandra, essa participação vem praticamente dobrando a cada ano que o projeto acontece. “Muitos desses jovens já realizaram alguma atividade ligada aos CRCs e gostam tanto que sempre voltam. Eles já fizeram amizades, trocam experiências, se aperfeiçoam em alguma área que tem mais habilidade ou aproveitam para conhecer mais, fazendo oficinas diferentes”, concluiu.

Veja, a seguir, a relação das oficinas oferecidas e dos passeios à Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

CRC: Funcionários II – Rua Francisco Gomes de Oliveira, s/n
Oficina: Hip Hop

CRC: Jardim Veneza – Rua Antônio Alves de Morais, s/n
Oficinas: Pintura em Tela e Hip Hop

CRC: Cristo – Rua Professora Luiza Fernandes Vieira, s/n
Oficinas: Pintura em Tecido e Grafitagem

CRC: Bancários – Rua Esmeralda Gomes Vieira, s/n
Oficinas: Grafitagem e Teatro

CRC: Mandacaru – Rua João de Brito, s/n
Oficinas: Técnica Vocal e Cultura Popular

CRC: Mangabeira – Rua Janduy Dantas, s/n
Oficinas: Artesanato em Miniatura e Artesanato com material reciclado

CRC: Róger – Rua Conceição Cabral, s/n
Oficinas: Violão e Crochê

CRC: Ipês – R. José Rezende, n° 199
Oficinas: Imã de Geladeira e Confecção de Máscara

CRC: Cruz das Armas – Rua João Gomes Coelho, s/n
Oficinas: Grafitagem e Teatro

CRC: Costa e Silva – Rua Dr. Arlindo Correia, s/n
Oficinas: Violão e Grafitagem

CRC: Valentina – Rua Francisco B. Sobrinho, s/n
Oficinas: Teatro e Hip Hop

CRC: Centro Intergeracional Sinhá Bandeira – Av. Capitão João Freire, 218 – Expedicionários
Oficina: Teatro

Passeios

07/01 – CRC dos Bancários e CRC do Róger
09/01 – Centro Intergeracional Sinhá Bandeira
12/01 – CRC do Valentina
14/01 – CRC do Cristo e CRC do Costa e Silva
16/01 – CRC do Jardim Veneza e CRC do Funcionários II
21/01 – CRC de Mangabeira
23/01 – CRC do Bairro dos Ipês e CRC de Mandacaru
28/01 – CRC de Cruz das Armas