PMJP abre inscrições para curso de qualificação em marcenaria

Por - em 50

Estão abertas até o dia 13 de novembro as inscrições para o Curso de Marcenaria que a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) vai promover na Unidade de Produção e Qualificação em Marcenaria da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). Os interessados deverão se dirigir ao Centro de Referência de Cidadania (CRC) dos Bancários, localizado na rua Esmeralda Gomes Vieira, s/n, de segunda a sexta-feira, nos horários das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A Prefeitura está oferecendo 20 vagas, sendo 10 no turno da manhã e 10 no turno da tarde. O curso tem duração de cinco meses e as aulas acontecerão três dias por semana. Os candidatos selecionados receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 200, mais o vale-transporte e lanche. A data de início das aulas será informada pela Sedes até o final deste mês.

Inscrição
– Para se inscrever é preciso ter idade mínima de 18 anos e ter concluído o ensino fundamental. As inscrições são gratuitas e terá prioridade às vagas o candidato que faça parte do programa Bolsa Família, que tenha trabalhado na área, não tenha a qualificação profissional e que esteja desempregado.

A diretora de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Yara Pond, explica que a marcenaria era uma unidade que já existia dentro da estrutura da secretaria. “A marcenaria funcionava como uma oficina para os adolescentes atendidos pelo Centro de Formação Margarida Pereira, onde eram oferecidos cursos, e se confeccionavam brinquedos educativos para os Centros de Referência em Educação Infantil (Crei’s) e Escolas Municipais e atendendo algumas demandas da Sedes e Estação Cabo Branco”, informou Yara.

Ela disse que a partir de agora no local vai funcionar, prioritariamente, como uma Escola de Formação em Marcenaria, sendo a única instituição pública deste tipo em João Pessoa. “Nosso objetivo é oferecer qualificação profissional para que os alunos desenvolvam a criatividade e ao mesmo tempo ampliem as suas possibilidades de ingressarem no mercado de trabalho, consequentemente melhorando a sua condição de vida”, acredita.

Segundo Yara, a Prefeitura, através da Sedes, está investindo em recursos próprios cerca de R$ 60 mil na aquisição dos equipamentos, material didático, reforma, bolsa-auxílio, entre outros.
“A falta de qualificação profissional é hoje uma das principais causas do desemprego. Esse curso é mais uma iniciativa da Prefeitura no sentido de fortalecer a política de geração de trabalho e renda, que vem garantindo a autonomia de milhares de famílias em João Pessoa. Também estamos buscando parcerias com instituições que possam aproveitar nossos alunos como estagiários, tendo inclusive já fechado com a Executy Instalações”, informou.