PMJP abre inscrições para o 1º Passeio Ciclístico Noturno

Por - em 16

João Pessoa é uma das cidades do Norte/Nordeste com maior número de ciclistas. A estimativa é que entre profissionais e amadores, a Capital possua aproximadamente 11 mil adeptos do esporte sobre duas rodas. Para comemorar o aniversário de 425 anos da cidade, a Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) vai realizar o 1º Passeio Ciclístico Noturno, no próximo dia 18.

As inscrições para o evento são gratuitas e já podem ser feitas em uma das lojas de bicicletas credenciadas ou na própria Sejer, localizada na Avenida Camilo de Holanda, 890, Centro, próximo à Praça Pedro Gondim. A expectativa é que duas mil pessoas participem do passeio, que sairá do Parque Sólon de Lucena, Lagoa, a partir das 20h, com chegada no Busto de Tamandaré, em Tambaú, por volta das 22h. De acordo com a coordenação do evento, haverá sorteio de brindes.

Segundo o presidente da Associação dos Ciclistas da Paraíba, Paulo Pereira, são vários os fatores que contribuem para que João Pessoa ‘pedale’ mais rápido para se tornar cada vez mais uma cidade de ciclistas, a começar pela geografia, que apresenta um terreno quase todo plano. Além disso, o grande número de árvores dentro do espaço urbano também faz com que o nível de poluição ambiental seja menor, tornando mais agradável à prática do ciclismo. Soma-se a isso, o fato da Capital possuir hoje aproximadamente 28 quilômetros de ciclovia, que englobam os corredores viários do Cuiá, Altiplano, Avenida Hilton Souto Maior e Avenida Cabo Branco.

É cada vez maior o número de pessoas que usam a bicicleta para trabalhar, tanto pela rapidez já que os trechos de ciclovia ligam os bairros mais populares da cidade às localidades mais nobres, onde estão instaladas grandes construções civis, como pela decisão de aderir a um hábito saudável, disse Paulo Pereira.

O 1º Passeio Ciclístico Noturno da PMJP será uma oportunidade para que os ciclistas vivam um momento de descontração, já que à noite não terão que dividir espaço com veículos maiores e poderão aproveitar com maior tranquilidade algumas paisagens da cidade, que na correria do dia-a-dia acabam passando desapercebidas. Mais informações podem ser obtidas na Sejer, pelo telefone 3218-9872 – falar com Fernanda e Liana.