PMJP abre inscrições para Seminário de Canto Coral Infantil

Por - em 28

A Prefeitura do Município de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação (Sedec) e da Casa das Artes, está com as inscrições abertas para o ‘I Seminário Internacional de Canto Coral Infantil’, que será realizado de domingo (20) a terça-feira (22) de maio, no Teatro Santa Roza. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no endereço joaopessoa.pb.gov.br/seminariocoral/inscricao.

O evento acontecerá com a presença dos regentes convidados Elias Moreira (SP), Vladimir Silva (PB) e Henry Leck (EUA), que é fundador e diretor artístico do Indianápolis Children`s Choir (ICC), programa com mais de duas mil crianças, fundado há 25 anos e sediado na Butler University, no Estado de Indiana.

“A voz humana, potencialmente, constitui-se em um instrumento único, belo e disponível. É com ela que trabalharemos em busca da excelência do ‘belo canto’ e do aprimoramento técnico de nossos regentes”, afirma Luiz Carlos Vasconcelos, coordenador da Casa do Ensino das Artes, do Coral Vozes da Infância e idealizador do seminário.

De acordo com a coordenadora adjunta do Coral Vozes da Infância, Amélia Nóbrega, o seminário surgiu a partir do compartilhamento de ideias e vivências entre a coordenação do coral e seu regente fundador, Elias Moreira, que utiliza conhecimentos sobre  técnicas de canto infantil, belo canto e conceitos dessas técnicas desenvolvidos por Henry Leck, regente mundialmente conhecido como especialista em voz infantil.

Desta forma, o objetivo do encontro é que os regentes de coro da capital paraibana e dos estados vizinhos sejam capacitados para o canto coral infantil e que esta prática seja potencializada e aprimorada no Estado. “Durante o evento, vamos trabalhar no planejamento da I Mostra Internacional de Coros Infantis, em João Pessoa, no ano de 2014, e do II seminário que deverá ser bienal. No Nordeste não temos nenhum evento como este. Queremos ser pioneiros”, afirmou Amélia Nóbrega.

Programação – O Coral Vozes da Infância, que integra as atividades da Casa do Ensino das Artes, fará uma apresentação no Teatro Santa Roza, no domingo (20), às 18h, sob regência do Maestro Elias Moreira, que foi regente do Texas Boys Choir por cinco anos, grupo ganhador de dois prêmios Grammy. O coro vai apresentar peças de Bach, Mozart e Handel, entre outros compositores. Em seguida, haverá a palestra do maestro Henry Leck, com tradução simultânea de Elias Moreira.

Henry Leck – Mestre em Regência de Coral pela Indiana University. Em 1992, recebeu o título de “Educador Universitário do Ano”, nos Estados Unidos. Recentemente, Henry Leck recebeu o prêmio Indiana Governor’s Art Award, a mais alta premiação nas artes do Estado de Indiana. Há 16 anos, é o maestro titular do Festival do Carnegie Hall, Nova York. Rege regularmente festivais e coros de honra tradicionais em vários países, como Itália, Inglaterra, Áustria, China e Brasil.

Elias Moreira – Mestre em Música pelo Southwestern Theological Seminary (em Forth Worth, Texas), doutor pela North Texas State University, nos Estados Unidos. Foi regente do Texas Boys Choir, que se apresentou em todos os estados norte-americanos, no Japão e em vários países da Europa. Ele foi regente de corais em várias universidades nos Estados Unidos e, no Brasil, atuou como regente da Orquestra Armorial de Câmera, do Coro do Conservatório Pernambucano de Música, com Cussy de Almeida, e foi regente-fundador dos “Meninos Cantores de São Paulo”.

Vozes da Infância – O coral já realizou 35 concertos, desde sua criação, em dezembro de 2010, e é formado por crianças com idade de oito a 14 anos.  Os participantes estudam flauta doce como ação de musicalização e têm como treinamento técnico o solfejo, vocalização e monossolfa.

Os ensaios do Coral Vozes da Infância acontecem todas as segundas, terças e quartas-feiras, das 18h30 às 20h e, aos sábados, das 9h às 12h. O coral funciona no Paço Municipal, provisoriamente, enquanto não são concluídas as obras de restauração do “Conventinho”, na Praça Antenor Navarro, local que abrigará a Casa do Ensino das Artes. Mais informações no endereço www.coralvozesdainfanciaoficial.blogspot.com.

PROGRAMAÇÃO

Domingo (Dia 20)

14h – Abertura do Seminário Internacional de Canto Coral Infantil: Relato de Experiências Maestro Elias Moreira (SP), Maestro Vladimir Silva (UEPB), Luiz Carlos Vasconcelos (Casa das Artes)

17h – Coffe Break

18h – Concerto do Coral Vozes da Infância. Master Class com o maestro Henry Leck (EUA)

Segunda-feira (Dia 21)

10h – Reunião de planejamento do II Seminário Internacional de Coro Infantil e I Mostra Internacional de Coros Infantis

14h – Seminário: Metodologias para o canto coral Infantil (Maestros Henry Leck (EUA), Elias Moreira (SP), Vladimir Silva (UEPB)

17h – Coffe Break

18h – Master Class com o Maestro Henry Leck

Terça-feira (Dia 22)

14h – Seminário: (Tema a ser definido no seminário do dia 21)

17h – Coffe Break

18h – Master Class com o Maestro Henry Leck