PMJP abre vagas para qualificação na área de educação

Por - em 50

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) abriu vagas para cursos de qualificação profissional destinados aos funcionários da educação. As inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira (8). Os interessados deverão entrar em contato pelos telefones 3214.4916 e 8763.8917.

O curso é uma parceria da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) com o Ministério da Educação (Mec), que incluiu a Capital paraibana no Programa Nacional de Formação Profissional dos servidores não docentes das escolas (Profuncionário), que tem como principal objetivo valorizar e qualificar os profissionais da educação.

Com duração de um ano e seis meses, o curso é realizado na modalidade à distância, com alguns encontros presenciais. Ele é dividido em quatro habilitações: Secretaria Escolar (secretário (a) e auxiliar de secretaria), Alimentação Escolar (merendeira e auxiliar de cozinha), Multimeios Didáticos (monitor) e Meio Ambiente e Infraestrutura Escolar (porteiro, vigilante e auxiliar de serviços gerais).

Para a Secretária de Educação, Ariane Sá, os funcionários também são educadores e precisam passar por capacitações para melhorar a qualidade do serviço oferecido. “A adesão ao programa é mais um passo importante para a educação do município, pois a formação em nível técnico de todos os funcionários é uma condição importante para o desenvolvimento profissional e aprimoramento no campo do trabalho e, portanto, para a carreira”, afirma Ariane.

Profuncionário: O programa visa a formação dos funcionários de escolas, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce.  Foi criado pelo Ministério da Educação (Mec) e Secretaria da Educação Básica (Seb). O Decreto nº 7.415 de 30 de dezembro de 2010 institui a política  nacional de formação dos profissionais da educação básica  e dispõe sobre a formação inicial em  serviço dos funcionários da escola.