PMJP acelera obras do Centro de Treinamento de João Pessoa

Por - em 39

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) entregará à população local, em abril do próximo ano, um Centro de Treinamento Esportivo, localizado no bairro Valentina Figueiredo. O Centro atenderá às federações esportivas e aos atletas de toda a Capital, que passarão a ter, no local, o ambiente ideal para o treinamento esportivo de alto rendimento. A obra, avaliada em mais de R$ 5 milhões, teve início em setembro passado.

Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Ricardo Prado, o Centro de Treinamento terá importância não apenas para o esporte em João Pessoa, mas em toda a Paraíba. “Será o lugar apropriado para a descoberta e o desenvolvimento de novos talentos do esporte em nossa cidade e, também, em nosso Estado”, afirma. Ele acrescenta que o complexo atende uma demanda antiga. “Não tínhamos como sediar eventos importantes por não contar com um equipamento adequado”, diz.

As obras estão em ritmo acelerado. “Já fizemos a terraplanagem e começamos a elevação das arquibancadas. Vai ficar um lugar muito bonito – além, claro, de atender às necessidades técnicas de uma obra desse porte”, diz o secretário João Azevedo, da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). De acordo com o projeto, o complexo esportivo terá ainda pista profissional de atletismo, piscina olímpica para competições de alto nível, ginásio poliesportivo, campo de futebol e vestiário.

Oportunidade – Para Ricardo Prado, o centro de treinamento se configura como a “redenção” do esporte amador paraibano. “Essa unidade acomodará dois objetivos importantes: o cuidado social com crianças e jovens carentes, por meio da inclusão propiciada pelo esporte, e o treinamento de rendimento, que dará mais qualidade aos nossos atletas”, diz. A construção do complexo foi um dos pontos positivos para que João Pessoa fosse escolhida para sediar as Olimpíadas Escolares, que acontecem em setembro de 2011.

A atleta Érica da Costa Prado, 18 anos, um dos destaques do basquete feminino paraibano, embarcou nesta quarta-feira (03) para participar dos Jogos Universitários que acontecem em Blumenau (SC), entre os dias 5 e 13 deste mês. A jogadora destaca a construção do Centro Esportivo do Valentina Figueiredo como uma conquista do esporte na Paraíba. “É um incentivo muito importante, principalmente para aqueles que não têm um espaço adequado para treinar. Além disso, a Paraíba agora poderá sediar grandes eventos esportivos, pois terá as condições necessárias de estrutura para recebê-los”, enfatiza.