PMJP adere a campanha em prol de candidatos ‘ficha limpa’

Por - em 43

A prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Transparência Pública (Setransp), está apoiando a campanha ‘Ficha Limpa’, idealizada pelo ‘Movimento Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral’. O projeto pretende arrecadar, pelo menos, 1,3 milhão assinaturas de cidadãos brasileiros que almejam a inelegibilidade de políticos envolvidos em corrupção e crimes graves. Desde o início da coleta, até a manhã desta sexta-feira (10), foram contabilizadas cerca de 3 mil assinaturas na Capital e um total de 4,2 mil em todo Estado da Paraíba.

O prazo de arrecadação das assinaturas acontece até o final deste mês e são necessários a coleta de no mínimo, 26 mil assinaturas, o que equivale a 1% dos eleitores da Paraíba. “Apesar dos esforços das equipes de coleta, o quantitativo ainda é inexpressivo. Precisamos do apoio de toda a sociedade para que consigamos mudar a nossa realidade política e que atinge diretamente os mandos e desmandos do país. Só com o interesse e participação efetiva da população teremos força de exigir uma mobilização do Congresso Nacional”, alertou o chefe da Controladoria Geral da União na Paraíba (CGU), Jaci Fernandes Sobrinho.

O secretário municipal de Transparência Pública de João Pessoa, Antônio Barbosa, disse que as iniciativas como a campanha ‘Ficha Limpa’, fortalece a transparência nas relações entre a sociedade geral e os processos políticos eleitorais, promovendo, ainda, mais, uma modalidade de combate a corrupção. “O princípio da prevenção à corrupção, quando do processo eleitoral, através de novos critérios de inelegibilidades é um passo gigantesco da população, cada vez mais, esclarecida e participativa”, acrescentou Antônio Barbosa.

Ele ainda ressaltou o comprometimento e a pró-atividade da sociedade e da STtransp junto ao Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. “Essa é uma luta de causa justa, uma prova inconteste da quebra de paradigmas no Brasil. A ficha além de ser limpa, tem a obrigação de ser transparente. O cidadão tem o direito de conhecer bem o candidato que receberá seu voto de confiança”, enfatizou o secretário da Setransp.

Para participar da Campanha Ficha Limpa é preciso imprimir o formulário de assinatura. Depois de assinar e registrar o número do título de eleitor no documento, basta enviá-lo para o endereço SAS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar – Brasília (DF) – CEP. 70.438-900. Acesse o formulário no link disponível na página da internet: http://www.lei9840.org.br