PMJP adquire kombis para preservação do meio ambiente

Por - em 32

PMJP adquire kombis para ações
de preservação do meio ambiente

A Prefeitura de João Pessoa adquiriu, com recursos próprios, duas kombis que serão usadas nas ações do Projeto João Pessoa Verde para o Mundo e na implementação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica. Os veículos serão utilizados por funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), que trabalham na arborização urbana. A compra foi realizada com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, verba proveniente de taxas de licença ambiental, de aferição, monitoramento e multas.

Iniciado em 2007, o Projeto João Pessoa Verde para o Mundo pretende plantar 50 mil mudas de espécies nativas no período de quatro anos. Segundo o chefe da Divisão de Botânica da Semam, o engenheiro agrônomo Anderson Fontes, de fevereiro a dezembro deste ano foram plantadas – e feita a manutenção pós plantios – 20 mil mudas de espécies nativas e exóticas, adaptadas à nossa região, na cidade de João Pessoa.

“As kombis deverão ser utilizadas para o transporte de equipamentos, mudas de árvores e da equipe de plantio, formada por dez homens e ainda um técnico agrícola e um jardineiro, facilitando, com segurança, o deslocamento dos profissionais. Já foram feitos plantios nos 67 bairros de João Pessoa. Com os novos veículos será possível dar continuidade às ações”, complementou.

Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica – João Pessoa dispõe, desde novembro deste ano, do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, aprovado, por unanimidade, pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), instância que reúne 17 órgãos representativos da sociedade.

A elaboração do Plano foi coordenada pela Divisão de Estudos e Pesquisas da Semam, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, a partir da necessidade de planejar estratégias de políticas públicas para a preservação do meio ambiente. O plano tem como objetivo direcionar a política ambiental da cidade, visando a proteção do bioma Mata Atlântica.

Para a chefe de Gabinete da Semam, Wellintânia Freitas, “com a aquisição das kombis e dos dois caminhões, doados pela concessionária Hyundai à Semam, a gestão municipal caminha numa mesma orientação: manter o verde de nossa cidade, proteger os nossos mananciais hídricos e nascentes, monitorar a poluição, enfim, salvaguardar os serviços ambientais que a natureza presta gratuitamente e que são essenciais às nossas vidas e de todos os seres viventes”, complementou.