Atalhos


PMJP ajuda Exército do Brasil a convocar jovens para alistamento militar
17 jan 14

A- A A+

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) auxilia o Exército Brasileiro na convocação de todos os jovens brasileiros, cujo ano de nascimento seja 1996, para o alistamento militar obrigatório. Na cidade de João Pessoa, o processo de alistamento teve início no dia 2 de janeiro e segue até 30 de junho. Os jovens que se enquadrarem nesse perfil e realizem o alistamento dentro do prazo determinado pelo Exército não pagarão taxas de inscrições.

Para regularizar a situação com o Exército Brasileiro, os jovens devem comparecer à sede da Junta Militar, localizada na Rua Afonso Campos, nº 216, Centro, no horário das 7h30 às 13h. É necessário levar ao local a certidão de nascimento original, comprovante de residência e duas fotos do modelo 3×4. As fotografias podem ser coloridas ou em preto e branco, além de apresentarem fundo branco e camisa sem estampas.

A convocação do Exército Brasileiro vale para os homens que completarão 18 anos em 2014, incluindo os que possuem alguma necessidade especial e também aos que possuem idade superior acima de 19 anos e que não se alistaram. A quitação com o serviço militar é obrigatória e possíveis pendências poderão ocasionar penalidades tais como não poder emitir passaporte, ingressar em emprego público, matricular-se em faculdades ou inscrever-se em concursos públicos.

O serviço – O Serviço Militar Obrigatório é um programa voltado aos jovens que ingressam nas Forças Armadas brasileiras. Durante um ano, o recruta passa por uma formação militar básica e depois se especializa em determinada área. Se ao final de um ano de serviço o recruta quiser seguir a carreira militar, deve se submeter a uma nova seleção. Sem ingressar na carreira militar, pode continuar no quartel por mais sete anos.