PMJP amplia frota de ônibus e entrega dez novos veículos

Por - em 46

Os usuários dos ônibus urbanos de João Pessoa já contam com novos dez veículos circulando pela Capital. O prefeito Luciano Agra e a secretária municipal de Transportes e Trânsito, Laura Farias, participaram de uma solenidade na manhã deste sábado (12) que marcou a entrega dos ônibus à população. A atividade aconteceu próximo ao Campo da Marquise, no Valentina Figueiredo, e foi prestigiada por dezenas de moradores da região. Até o final deste ano, outros 40 novos ônibus serão incorporados à frota de transporte coletivo da cidade, que hoje conta com 450 em operação.

Na solenidade, Luciano Agra falou aos moradores sobre a política do município de não só buscar ampliar o número de ônibus coletivos, como também renovar a frota existente. A idade média da frota que circula na cidade é de 3,8 anos. “As melhorias no transporte coletivo de João Pessoa são uma das nossas prioridades de governo, e a renovação e o aumento no número de ônibus disponibilizados à população fazem parte desse processo”.

O prefeito da Capital garantiu que novas medidas serão adotadas nos próximos meses para facilitar o tráfego dos ônibus coletivos no município. “Nos últimos anos, muito já foi feito com a adoção do sistema de integração e a entrega de novos terminais nos bairros; agora vamos precisar de novas mudanças essenciais para assegurar a qualidade de vida dos usuários de ônibus da cidade”, reforçou.

Renovação – Os ônibus que começam a circular na cidade são das Empresas São Jorge e Reunidas. Três deles irão substituir os que fazem a linha Bessa /Centro (Via Avenida Tancredo Neves) e os outros sete irão renovar a frota das linhas Circulares 1519 (Valentina Figueiredo/ Cruz das Armas/Epitácio Pessoa) e 5120 (Epitácio Pessoa/ Cruz das Armas/Valentina Figueiredo).

“Todos esses ônibus são 0 km e com três eixos, o que garante maior capacidade e também maior conforto aos passageiros. Além disso, possuem acessibilidade a portadores de necessidades especiais, aumentando para 138 o número de veículos adaptados na cidade”, destacou Mário Tourinho, diretor-executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP).

Ainda este ano, a frota da cidade contará com novos 20 ônibus integrando a já existente e outros 20 para renovação em algumas linhas. As medidas fazem parte de um termo de compromisso firmado entre a PMJP e as empresas de transporte no final de 2010. “Esse é um compromisso do Governo Municipal: garantir que as pessoas possam ter acesso ao trabalho, à diversão e ao lazer com uma maior facilidade na mobilidade urbana”, frisou Laura Farias, anunciando que nos próximos meses um ônibus ‘Ligeirinho’ (adaptado com ar-condicionado) também passará a atender aos usuários do Valentina Figueiredo. “Este é um momento de conquista, de uma luta da nossa comunidade”, comemorou também José Araújo, líder comunitário do bairro.

Calçamento em Mangabeira VI – No início da manhã, o prefeito Luciano Agra participou de um café da manhã no bairro de Mangabeira VI. A atividade marcou a entrega das obras de calçamento em três ruas do local: Jefferson Ferreira Paiva, Benedita Rodrigues e Maestro Joaquim Pereira. “Há 16 anos moro aqui e pedia que isso acontecesse. Durante as chuvas, toda a minha rua ficava alagada. Agora o que temos é uma transformação desse lugar”, comentou a moradora do bairro, Maria da Piedade Santiago.

Durante o café, Luciano Agra falou aos moradores sobre a importância da participação popular nos encaminhamentos de reivindicações aos delegados do Orçamento Democrático, e como isso pode interferir de forma positiva nos projetos a serem desenvolvidos pela prefeitura. “Ao longo da gestão, vamos prosseguir o nosso trabalho de ouvir o que a população tem a dizer, através desse instrumento que é o OD, e que permite uma maior participação dos moradores nas decisões em benefício de suas próprias comunidades”, disse ele.