PMJP anuncia ganhadores de concursos do ‘Ano Ariano’

Por - em 111

A Prefeitura de João Pessoa divulgou os resultados dos concursos ‘Cartas para Ariano’ e ‘Selos 80 anos de Ariano Suassuna’, iniciativas que integram as atividades do ‘Ano Cultural Ariano Suassuna’, promovido pela PMJP para comemorar os 80 anos do escritor paraibano. Os ganhadores receberão certificados de participação, kits filatélicos e computadores, esse último prêmio apenas para os primeiros lugares. A premiação será entregue no encerramento do “Ano Ariano Suassuna”, que acontecerá no dia 13 de novembro, no auditório do Centro Administrativo Municipal.

Ao todo, 213 candidatos do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) se inscreveram para o concurso ‘Cartas para Ariano’. Entre os alunos do Ensino Fundamental, o primeiro lugar ficou com Rinaldo Mendes Silva, aluno do 9º ano da Escola Municipal Anísio Teixeira, tendo como orientadora do trabalho, a professora Albanira Lucena de França Oliveira. Em 2º lugar, a escolhida foi a carta produzida por Tamiris Cristina de Souza Gouvêa, aluna do 8º ano da Escola Anita Trigueiro do Vale, orientada pela professora Maria José Muniz Côrtes.

Entre os matriculados no EJA, em 1º lugar ficou Hércules Gomes de Sousa, aluno do 8º ano da Escola Anísio Teixeira e orientado pela professora Saneide França da Nóbrega Costa. A segunda colocação foi para o aluno do 6º ano da Escola Virginius da Gama e Melo, Eliudenêr Diniz da Silva, que teve como orientador o professor Guilherme Antônio Ferreira.

Selos –
O primeiro colocado no concurso ‘Selos 80 anos de Ariano Suassuna’ foi o estudante Mailton Rodrigo Santos de Oliveira, com o selo intitulado ‘O rei do cangaço e o seu julgamentos’. O aluno do 9º ano da Escola Padre Pedro Serrão utilizou a técnica de lápis de cor e foi orientado pela professora de artes visuais, Rosangela Pacifico Matias.

O selo que ficou em segundo lugar foi criado por Dipson Douglas de Oliveira Silva, aluno da Escola Pedra do Reino. Usando a técnica de nanquim, o desenho foi orientado pela professora de artes visuais Virginia Malaquias.

A premiação acontecerá durante a cerimônia de encerramento do Ano Cultural Ariano Suassuna. Na mesma ocasião, haverá o lançamento dos Selos, em parceria com os Correios e Telégrafos, do carimbo comemorativo e a entrega de uma placa ao homenageado Ariano Suassuna.

Seleção – A Secretaria de Educação criou duas comissões responsáveis pela avaliação e seleção dos inscritos. Os concursos receberam mais de 300 estudantes inscritos do Ensino Fundamental II e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), sendo que, coube a comissão de cada escola, escolher os dois representantes para participar tanto do concurso de Cartas, como para o de Selos.

Os critérios de julgamento para Concurso de Redação levaram em conta a adequação da linguagem à mensagem do trabalho, criatividade e originalidade na abordagem, coerência, objetividade, conexão gramatical no texto e eficácia na comunicação da mensagem. Já no Concurso de Selos, a avaliação da feitura da ilustração, teve como critérios a criatividade e originalidade na abordagem do desenho, independente da técnica utilizada.

A comissão responsável pela avaliação dos selos foi composta por Rosires de Andrade Carvalho, representante da Diretoria de Gestão Curricular (DGC); pela professora Maria Alves de Sousa Lima, representante da Divisão de Ensino Fundamental II; pela professora Giselma Franco, representante da Divisão de Música, Arte e Educação e, tendo como convidado, o professor do Departamentos de Artes da UFPB, Robson Xavier, além de Teodomiro Brasilino Filho, administrador postal, representante dos Correios.

A avaliação das cartas inscritas no concurso foi peita pelos seguintes profissionais: professora Gilmara Lacerda, representando a DGC; professora Tânia Dantas Gama, representando a Divisão de Ensino Fundamental II; Maria do Rozário Bezerra da Silva, representante de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e os convidados João Wandemberg Gonçalves Maciel, professor de português da Formação Continuada dos professores do Ensino Fundamental II, e Teodomiro Brasilino Filho, representando os Correios.