PMJP anuncia ganhadores do concurso Jardins Mais Bonitos

Por - em 21

Os nomes dos ganhadores do IV Concurso dos Jardins Mais Bonitos da Cidade, promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Secretaria de Meio Ambiente (Semam), foram anunciados pelo prefeito Ricardo Coutinho na tarde desta quarta-feira (11), no Centro Administrativo Municipal (CAM). O concurso, realizado anualmente, premia jardins residenciais, institucionais e empresariais, de caráter público ou privado. A solenidade contou com as presenças do vice-prefeito Luciano Agra, secretários e técnicos da PMJP.

“João Pessoa é uma cidade que tem um profundo destaque de belezas naturais em relação a outras cidades. Esperamos que no próximo ano possamos estimular para que mais pessoas, empresas e órgãos públicos participem desse concurso”, disse o prefeito.

Ricardo Coutinho ainda destacou todo o esforço que a gestão municipal vem adotando desde o início do mandato para o incentivo a prática do verde pela população e também a criação de mais espaços verdes criados pela própria prefeitura. “Isso faz parte de uma política pública que adotamos desde 2005, como a criação do viveiro municipal produzindo mudas para o replantio na cidade. Só este ano, chegaremos ao final com o plantio de 15 mil mudas, uma quantidade expressiva que chega às ruas e largos públicos da cidade”, enfatizou.

Já o secretário de Meio Ambiente, Simão Almeida agradeceu a participação dos inscritos e enfatizou a importância do concurso como estímulo a criação de jardins na capital. “Este concurso é uma forma de incentivar as pessoas para a criação dos jardins como embelezamento da cidade e isso é uma idéia que deve ser mais cultivada e estimulada pela administração pública”, disse ele.

Vencedores – Os vencedores, por categoria, foram: residencial – 1º lugar, Laís Vieira Correa; 2º lugar, Maria de Fátima Freire Paiva dos Santos; 3º lugar, Lenyra Galliza Marinho; institucional – 1º lugar, Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB); 2º lugar, Centro de Referência em Educação Infantil João Tota. Não houve 3º lugar. Empresarial – 1º lugar, Hotel Verde Green; 2º lugar, Colégio Geo Tambaú e 3º lugar, Hospital da Unimed.

Três menções honrosas foram concedidas aos ganhadores de edições passadas. Mereceram a comenda Catharina Magliano C. da Cunha, residente no Cabo Branco; o Centro Popular de Cultura na Comunidade São Rafael, no Castelo Branco, e a Usina Cultural da Energisa, localizada na Cruz do Peixe, na Torre.

A comissão julgadora, formada por seis profissionais – arquitetos paisagistas, agrônomos e um artista plástico –, definiu a classificação levando em consideração os critérios constantes do Edital do concurso. Três itens pontuam positivamente sobre os demais: utilização de plantas nativas da mata atlântica, permeabilidade do terreno, visibilidade do jardim e visitação pública.