PMJP anuncia investimentos e ações durante ‘I Mostra de Saúde da Família’

Por - em 63

Ampliação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), aumento de realização de cirurgias cardíacas, incentivo aos partos naturais na maternidade Cândida Vargas e investimento na telemedicina são ações que irão incrementar o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Os investimentos serão feitos em parceira com o Ministério da Saúde, que divulgou nesta quarta-feira (31), durante a abertura ‘I Mostra de Saúde da Família’, apoio à SMS, em reconhecimento aos 11 anos de sucesso de implantação da Estratégia de Saúde da Família.

Durante as palestras de abertura do evento, foi destacada a sincronia das administrações municipal, estadual e federal considera crucial para o sucesso o programa de saúde da família em João Pessoa. “Temos uma cobertura de 90% da população e com 180 equipes trabalhando. Esse evento é o reconhecimento dessa gestão municipal, que tem demonstrado compromisso com a saúde básica”, destacou Roseana Meira, secretária da SMS.

O secretário de Atenção a Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda, não economizou elogios ao trabalho desenvolvido pela SMS. Segundo ele, a capital paraibana é um dos locais que mais apresentou crescimento em todo o Brasil. “João Pessoa tem uma tradição consolidada na atenção básica e reconheço o esforço da PMJP à frente desta questão. Diante do trabalho desenvolvido na cidade, o Ministério da Saúde irá dar mais apoio ao programa em João Pessoa”, garantiu.

Os investimentos necessários para expandir o trabalho de estratégia de saúde da família ainda não foram divulgados, mas, segundo Helvécio Miranda, é possível que ainda este ano já sejam liberados recursos para SMS. “Realizaremos algumas reuniões para identificar o que poderá ser feito, mas diante de tudo o que PMJP tem feito para a saúde, já nos comprometemos com a liberação de recursos”, afirmou.

Para Rosena Meira, a ‘I Mostra de Saúde da Família’ coroa o trabalho conjunto em todas as esferas do governo. “A saúde em João Pessoa é algo que independe da política e o nosso sucesso está em termos esforços conjuntos durante toda essa gestão”, disse. Durante os dias de evento o fortalecimento e inovação na atenção básica serão pautas entre os gestores presentes.

O evento – Na noite de abertura da ‘I Mostra de Saúde da Família’, cerca de 600 pessoas, dentre estudantes e profissionais da saúde, estiveram no Hotel Tropical Tambaú para discutir temas relacionados à saúde da família. A abertura do evento aconteceu nesta quarta-feira (31) e se estenderá até a próxima sexta-feira (2).

O evento é uma iniciativa da PMJP, através da SMS, em comemoração aos 11 anos de implantação da Estratégia Saúde da Família. O evento vai expor 142 trabalhos voltados para os temas discutidos e contará com a presença de 50 palestrantes convidados e serão discutidos temas sobre a gestão em saúde, cuidado e atenção, prevenção e promoção da saúde, participação popular, integração ensino/serviço/comunidade, vigilância em saúde e práticas integrativas e complementares.

Junto com a ‘Mostra de Saúde da Família’, a SMS também promoverá o II Encontro da Rede Escola. Os dois eventos reforçam a necessidade de criar momentos interinstitucionais de debate sobre políticas públicas de saúde, Sistema Único de Saúde (SUS), formação de profissionais e integração de ensino, serviço e comunidade.