PMJP apóia caminhada em defesa da vida no trânsito no Vale do Gramame

Por - em 43

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) está apoiando a ‘Caminhada pela Vida no Trânsito no Vale do Gramame’, que acontece nesta sexta-feira (23), com concentração às 15h, em frente à Escola Viva Olho do Tempo (Evot), situada no Vale do Gramame. A expectativa é que aproximadamente três mil pessoas se reúnam com o objetivo de mobilizar e conscientizar os motoristas – que fazem esportes radicais na região e utilizam motos, bugres, jipes e caminhonetes – para diminuir os acidentes ocasionados pela alta velocidade desses veículos. A Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans) estará no local com sua equipe de educação no trânsito para colaborar com essa ação.

De acordo com a coordenadora executiva da Agenda 21 Local do Baixo Gramame, Maria dos Anjos Mendes Gomes, nesta sexta-feira completa um mês do acidente que ocasionou na morte de uma criança de quatro anos e a hospitalização de outra com quatro meses. “Um rapaz e duas moças vinham embriagados dirigindo uma caminhonete em alta velocidade, quando perderam o controle do carro e entraram numa casa, atingindo essas crianças. Isso é muito comum nessa região, pois os próprios moradores e turistas que fazem esportes radicais só dirigem em alta velocidade”, relatou Maria dos Anjos.

Ela acrescentou que uma das ações da Agenda 21 está sendo desenvolver o turismo rural e familiar dessa região, mas “isso está tirando a paz dos moradores, que ficam com medo de se tornar vítimas do próprio desenvolvimento turístico. Precisamos mobilizar a população, para que ela crie consciência da paz no trânsito. Estamos numa área rural, mas existe uma comunidade que vive aqui. Não temos calçadas, acostamentos e por isso esses motoristas devem diminuir a velocidade para que não façam outras vítimas”, disse a coordenadora da Agenda 21.

Além da Prefeitura e do Grupo Temático Articulação Comunitária do fórum da Agenda 21, são parceiros dessa ação a Escola Viva Olho do Tempo, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Igreja São Vicente de Paula e a Igreja São Severino do Ramo, dentre outras instituições.

Agenda 21
– É um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis em diferentes bases geográficas (Agendas 21 Locais), que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. A do Baixo Gramame foi criada em 2005, por um Decreto da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).