PMJP apóia divulgação de serviços prestados por grupo de domésticas

Por - em 21

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), entregou ao grupo de Trabalhadoras Domésticas do Alto do Mateus 200 folderes e 100 cartões de visitas que ajudarão na divulgação dos serviços oferecidos pelo grupo. A entrega aconteceu no Centro de Referência da Juventude Tony Cássio Estrela, no Alto do Mateus, e contou com a presença de representantes da Rede Margaridas Pró-crianças e Adolescentes (Remar), da Incubadora de Empreendimentos Solidários (Incubes) e da Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Diretoria de Economia Solidária e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Alto do Mateus.

Segundo a Assessora da Coordenadoria das Mulheres, Lúcia Silva, o grupo surgiu a partir de uma reunião na comunidade para discutir sobre os vários problemas existentes naquele local e o desemprego foi apontado como um dos principais. “Aquele foi um momento especial. A comunidade, ao mesmo tempo em que acreditava na política da atual Gestão Municipal, apontou formas para enfrentar o desemprego. Assim, nasceu o grupo de servidoras domésticas que tem muita força e persistência. E nós da Prefeitura temos o compromisso e o desejo de acompanhar o grupo de perto”, destacou a assessora.

O grupo é formado por oito trabalhadoras. A maioria já passou pelo curso de qualificação social e profissional para as trabalhadoras domésticas, dentro do Programa de Formação Cidadã para as Trabalhadoras Domésticas realizado pela PMJP, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Recentemente, o grupo foi objeto de estudo da monografia apresentada ao Departamento de Serviço Social, da Universidade Federal da Paraíba, defendido pela graduada Renata Cunha Morais.

“Apesar das várias dificuldades que enfrentamos, principalmente a falta de trabalho, nós não vamos deixar o grupo das trabalhadoras morrer”, desabafou Maria de Lourdes da Conceição, trabalhadora doméstica desde os nove anos de idade e integrante da coordenação do grupo.