PMJP apoia Encontro de Software Livre que começa nesta quarta

Por - em 28

João Pessoa vai sediar a quinta edição do Encontro de Software Livre da Paraíba (Ensol), um dos maiores eventos de software livre do Brasil e o maior do Nordeste, a partir desta quarta-feira (20). O evento, que acontece até o próximo sábado (23), é realizado pelo Grupo de Usuários GNU/Linux da Paraíba, G/LUG-PB e o Projeto Software Livre / Paraíba, PSL-PB, com apoio da Prefeitura de João Pessoa. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do evento (www.ensol.org.br).

A edição anterior também teve a Capital paraibana como sede e o lema continua sendo “Liberdade no Extremo”, o que condiz com a cidade e com o local do evento, a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, que está situada a poucos minutos de caminhada do Farol do Cabo Branco, ponto extremo oriental das Américas.

De acordo com o coordenador geral, Rodrigo Vieira, o Ensol terá também como lema o “Melhor da Gente”, com shows culturais diários no anfiteatro da Estação Cabo Branco. “Este ano valorizaremos as pratas da casa, tendo como convidados especiais palestrantes de todo o Brasil e América Latina, mas dando ênfase aos palestrantes do Nordeste brasileiro, grande exportador de talentos para o mundo. Vale lembrar que em edições anteriores já se fizeram presentes: John “Maddog” Hall, Diretor Executivo da Linux International e Richard M. Stallman criador da Free Software Fundation (FSF) e do projeto GNU.” afirma Rodrigo Vieira.

Segurança, desenvolvimento, inclusão digital e social, governo eletônico, filosofia do software livre, cultura livre e direitos autorais serão alguns dos temas a serem abordados em palestras e workshops. Este ano, o evento também inova na preservação ambiental, com arrecadação de placas e equipamentos de informática usados e com defeito para correto descarte e aproveitamento para iniciativas de inclusão digital, através de empresa qualificada. Quem levar seu descarte eletrônico concorrerá também a brindes especiais.

A mesa de abertura contará com diversas autoridades, como o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra; o presidente do Serpro, Marcos Mazoni; a secretária de Planejamento da PMJP, Estelizabel Bezerra; a coordenadora do programa 4CMBR do Ministério do Planejamento; e o Diretor de TI da usina de Itaipu, Marcos Siríaco.

Os interessados em participar do evento devem correr, pois restam poucas vagas. No primeiro dia, quarta-feira (20), o evento é gratuito. A inscrição para ser participante da quinta edição do Ensol custa R$ 160,00 para profissionais e R$ 80,00 para estudantes.

Estudantes de escolas públicas agendados não pagam inscrição. Mais informações sobre o evento estão no site www.ensol.org.br, através do e-mail coordenacao@ensol.org.br ou pelo telefone (83) 8747-0282.