PMJP apoia equipe de Jiu-Jitsu em Campeonato no Rio de Janeiro

Por - em 53

A equipe de Jiu-Jitsu da Comunidade Cidade Viva, no bairro do Bessa participa entre os dias 8 e 9 de maio do Campeonato Brasileiro da categoria. A competição vai ser realizada no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. A equipe contará com 67 atletas, com idade entre 4 e 50 anos e tem apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer),

Segundo o coordenador social do Jiu-Jitsu da Comunidade Cidade Viva, Ricardo Lubambo, a equipe tem chances de medalhas nas diversas categorias que irá participar como nas faixas Azul, com Abelardo Torres, e na Branca, com Ítalo Melo. Para isso, os atletas estão treinando todos os dias da semana. “A expectativa é de trazermos pelo menos cinco medalhas desse campeonato para a Paraíba”, disse.

Para o professor responsável pela equipe, Marcelo Vitor, que também vai competir, o apoio dado pela Prefeitura de João Pessoa é muito importante para o esporte amador na Paraíba, que carece de incentivos. “É a primeira vez que recebemos o apoio para participar de uma competição nacional”, revelou. Os atletas paraibanos que participarão da competição têm entre 4 anos e 50 anos de idade, com representantes em todas as faixas da modalidade, que vai da Cinza a Preta.

Em setembro do ano passado, a PMJP, através da Sejer, também apoiou a realização do Campeonato Norte Nordeste de Jiu-Jitsu, que contou com a participação de cerca de 600 atletas de vários estados brasileiros, realizado no Ginásio ‘O Ronaldão’, em João Pessoa.

Benefícios – O Jiu-Jitsu é uma arte marcial indicada para homens, mulheres, crianças e idosos. Dentre os benefícios, estão a melhora do condicionamento físico, pois é um esporte completo que trabalha todos grupos musculares, além da melhora na capacidade cardiorrespiratória. Além da parte física, é visível no praticante do Jiu-Jitsu a evolução na área psicossocial, pois é um esporte onde a disciplina, o respeito e o espírito de família são fundamentais para o sucesso não só no tatame, mas também na vida.