PMJP apóia festa do ‘Dia Nacional do Forró’, que acontece quinta-feira

Por - em 52

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) apóia as comemorações do ‘Dia Nacional do Forró’, a ser festejado na próxima quinta-feira (13), às 20h, na praça Antenor Navarro (Centro Histórico). Na programação cultural, artistas paraibanos mostrarão todo o potencial do forró raiz, que tem como precursores Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Marinês, dentre outros.

A data já é comemorada oficialmente no País desde 2005, mas na Capital paraibana será a primeira vez. Além das atrações musicais, haverá um momento de homenagens – com a entrega de medalhas de honra ao mérito – aos representantes de importantes forrozeiros paraibanos.

De acordo com Chico Ribeiro, um dos idealizadores da festa, o objetivo é fazer com que esse evento seja um marco na Capital paraibana, além de estimular a valorização de manifestações genuínas da cultura paraibana, sobretudo o forró. “Essa comemoração será muito importante, pois queremos dizer à sociedade que é o momento de valorizar nossa cultura. Temos a pretensão de que esse dia faça parte de projetos de políticas públicas e se torne um evento oficial na cidade”, enfatizou.

Essa comemoração do ‘Dia Nacional do Forró’ foi idealizada pelos autores do projeto ‘Balaio Nordeste’, Chico Ribeiro e Jaqueline Alves, bem como pela equipe do Centro de Cultura Popular (CCP) do Bairro dos Novais. O projeto tem o intuito de dinamizar o cenário cultural pessoensse, mas também abrir mercado de trabalho para os inúmeros artistas que trilham esta linha e não dispõem de espaço para trabalhar durante todo o ano.

Atrações – A dupla de violeiros Deudeth Bandeira e Feitosa Nunes abre a noite musical. Subirão no palco do forró os artistas Marcos Melodia e banda, ‘As Bastianas’, Lilian Jabour e banda, ‘Trio Forró Fiᒠe Walter Luiz e banda. As homenagens serão feitas a Jackson do Pandeiro, Pinto do Acordeon, ‘Três do Nordeste’ e Zé Marcolino.