PMJP apóia lançamento de livro sobre as igrejas barrocas do País

Por - em 16

O artista plástico Percival Tirapeli lança às 18h30 desta sexta-feira (17) no Casarão 34, localizado à Praça Dom Adauto, Centro Histórico de João Pessoa, o livro ‘Igrejas Barrocas do Brasil’, que traz as mais conhecidas igrejas construídas nesse estilo no País e que antes estavam fora do circuito regular de estudos e pesquisas ou necessitavam de interesse turístico.

A obra retrata a história, a arquitetura e ornamentação de mais de 80 igrejas preservadas nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste. O lançamento tem o apoio da Secretaria de Planejamento (Seplan) e da Coordenadoria do Patrimônio Histórico e Cultural (Probech) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

Durante o lançamento, o artista plástico Percival Tirapeli vai proferir palestra sobre as fases do estudo, as pesquisas, a confecção e realização do livro. O evento é gratuito e destinado a editores, fotógrafos, diretores de arte da obra, arquitetos, historiadores, artistas plásticos e amantes do estilo barroco.

Com 334 páginas, incluindo o texto com versão para o inglês, é o mais completo registro desse tipo de patrimônio, com 350 anos de história da arte barroca no País. A abordagem é descritiva e analítica, com muitas informações a respeito da história e da visualidade dessas edificações. Percival Tirapeli é artista plástico, pesquisador e professor titular de História da Arte na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) da capital paulista. Ele define sua obra como “um grande elogio à arte sacra e barroca e à identidade cultural colonial brasileira”.