PMJP apóia Seminário de Políticas Públicas para Comunidades de Terreiro

Por - em 45

O primeiro Seminário de Políticas Públicas Voltadas para as Comunidades de Terreiro acontece sexta-feira e sábado (27 e 28) com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O evento acontece no hotel Littoral, no Cabo Branco, a partir das 08h. A secretária de planejamento de João Pessoa, Estelizabel Bezerra, é uma das palestrantes do evento.

A Organização Não Governamental (ONG) Casa de Cultura Ilê Asé d’Osoguiã está à frente do evento e de uma pesquisa feita em parceria com a PMJP. “Eles ganharam recursos junto á Funjope, através do Fundo de Municipal de Cultura, para mapear 100 terreiros em João Pessoa. A metodologia deste projeto vencedor tinha o geo-referenciamento dos terreiros, por isso a Seplan se tornou parceira, fornecendo técnicos para o trabalho junto á ONG como também ensinando técnicas do trabalho”, explicou Niedja Lemos, diretora de Geoprocessamento da Seplan.

Ela disse ainda que o estudo possibilitou que fossem localizados geograficamente 100 terreiros, mas que além da localização foi traçado o perfil, a faixa-etária, escolaridade e número de membros. Esses dados facilitarão a elaboração de políticas públicas para esta parcela da população, como também são instrumentos para que os próprios membros possam saber sobre a realidade dos outros terreiros.

Resultante do estudo foi criado um mapa, que está disponível no site do projeto Mapeamento das casas de terreiros do município de João Pessoa (http://www.mapeamentodosterreirosjp.com.br). Para apresentar o resultado do projeto e discutir políticas públicas para os terreiros, acontece na sexta-feira (27) e no sábado (28) o seminário.

No primeiro dia haverá apresentação de vídeos sobre a ONG, sobre o projeto e sobre casas de terreiro. Logo após haverá palestra da secretária de planejamento, Estelizabel Bezerra, com o tema: Geoprocessamento e seus desdobramentos. Acontecem ainda grupos de discussão sobre meio ambiente e sustentabilidade, intolerância religiosa e saúde da população das comunidades de terreiro.

No segundo dia será apresentado oficialmente o site com o resultado do mapeamento e haverá a continuidade das discussões realizadas no dia anterior.

Serviço:

Seminário de Políticas Públicas Voltadas para as Comunidades de Terreiro

Dias 27 e 28 de janeiro de 12

Littoral Hotel, Cabo Branco

Contato- Renato César Ribeiro Bonfim – 88349671