PMJP apóia seminário sobre usos e políticas públicas para energia solar

Por - em 49

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) está apoiando e vai participar do ‘Seminário Cidades Solares João Pessoa’, por intermédio de sua Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec). O evento, previsto para os dias 26 e 27 deste mês, pretende debater sobre a criação de políticas públicas para a implantação de sistemas de aquecimento solar em residências, indústrias e estabelecimentos comerciais no município. A abertura ocorrerá na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), às 13h do próximo dia 26.

O público-alvo inclui prefeitos, vereadores, secretários e coordenadores municipais, pesquisadores, companhias de energia, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), cadeia da construção civil, ambientalistas, engenheiros, arquitetos, técnicos, profissionais de vendas da área, área de manutenção, estudantes e sociedade em geral. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no endereço eletrônico www.cidadessolares.org.br ou no local e data do evento.

Economia e preservação – Segundo o secretário da Secitec, Simão de Almeida, esse tipo de evento é importantíssimo para a Capital paraibana. “O uso da energia solar é uma estratégia e perspectiva nova que se apresenta. Essa gestão tem o comprometimento de debater e criar mecanismos em sua legislação para a devida utilização. Dessa forma, estaremos contribuindo para a economia do orçamento público e preservação ambiental”, explicou Simão.

A PMJP apóia e a organização fica por conta da Câmara Municipal de João Pessoa, Iniciativa Cidades Solares e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O coordenador do Laboratório de Energia Solar da UFPB, Zaqueu Ernesto da Silva, declarou que o seminário “não teria sentido nem aconteceria se a Prefeitura e a Câmara não fossem nossos parceiros, pois o primeiro órgão vai possibilitar a criação de políticas públicas para a implantação desses sistemas de energia solar e o órgão legislativo vai torná-las efetivas”.

Programação – No dia 26 (segunda-feira), das 13h às 14h, haverá o cadastramento dos participantes na CMJP e eles poderão apreciar uma feira tecnológica. Logo depois vem uma série de palestras sobre energia solar e suas utilizações, o uso industrial e suas vantagens sócio-ambientais e propostas de políticas públicas, que serão ministradas até às 17h30, com um debate sobre os temas.

Já na terça-feira (dia 27), será realizado um curso de capacitação de projetistas de sistemas de aquecimento solar, com o tema ‘Aquecimento solar: conceitos e projetos, no Auditório do Centro de Tecnologia da UFPB, das 8h30 às 17h30.

O objetivo é apresentar instrumentos para a elaboração de projetos de sistemas de aquecimento solar para edificações residenciais, comerciais e industriais nos atuais conceitos de eficiência, economia, conforto, durabilidade e conservação de energia; mostrar tendências da tecnologia solar e sua inserção arquitetônica nas edificações e exibir projetos e aplicações, com exercícios práticos executados durante o curso, aplicando a metodologia da fração solar no cálculo do desempenho de sistemas de aquecimento solar.

Programa

26/05 – Câmara Municipal de João Pessoa
13h às 14h – Cadastramento e feira tecnológica
14h às 14h20 – Abertura
14h20 às 14h40 – Apresentação do vídeo ‘Um banho de sol para o Brasil’
14h40 às 15h20
Palestra: ‘Energia solar térmica nas cidades: aplicações, tecnologia e mercado’
Palestrante: Eng. Carlos Faria (Diretor Executivo da Dasol Abrava e coordenador da Iniciativa Cidades Solares)
15h20 às 15h50
Palestra: ‘O uso industrial da energia solar’
Palestrante: Prof. Dr. Rogério Pinheiro Kluppel (UFPB)
15h50 às 16h10 – Lanche
16h10 às 16h40
Palestra: ‘Vantagens socioambientais e políticas públicas para o aquecimento solar’
Palestrante: Físico Délcio Rodrigues (Instituto Vitae Civillis e coordenador da Iniciativa Cidades Solares).
16h40 às 17h
Palestra: ‘Fazendo de João Pessoa uma cidade solar – Proposta de política pública’
Palestrante: Vereador Tavinho Santos
17h às 17h30 – Fórum de debates e encerramento

27/05 – Auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (CT/UFPB)
Das 8h30 às 17h30 – Curso de capacitação de projetistas de sistemas de aquecimento solar, com o tema ‘Aquecimento solar: conceitos e projetos’.