PMJP apresenta coleção de looks criados por alunos da Estação da Moda

Por - em 87

Criativa. Essa é a palavra que melhor pode descrever a coleção de looks apresentada na tarde desta quarta-feira (16) pela primeira turma do Projeto  ‘Célula de Criação’, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Secitec) na Estação da Moda. O evento, que aconteceu na sede da Estação, no bairro do Varadouro, contou com a presença da estilista de moda, Miriam Mansu, que já desenvolveu coleções para a Zoomp, Fórum e Alexandre Herchovitch.

Com experiência de mais de 20 anos, Miriam pontuou a criatividade vista nas 10 peças da coleção, que tiveram como inspiração os traços arquitetônicos do Centro Histórico da Capital. “Vocês conseguiram criar moda contando a história da cidade”, ressaltou, aconselhando a turma a prosseguir no projeto.

Romero Rodrigues, coordenador da Estação da Moda, falou sobre o desafio de trabalhar com criação e de como a atual gestão tem dado oportunidade para desenvolver o pensamento criativo dos futuros talentos da moda paraibana. “Esse espaço é aberto para toda a população e isso nos deixa muito felizes. Nesse projeto, incentivei a turma a procurar referências nossas, da nossa cidade, valorizando a identidade criando um conceito a partir do que temos”, disse.

O estudante de moda, Jéferson Batista, fez parte do grupo que desenvolveu as peças e disse que estava feliz com essa oportunidade de aprender mais sobre os processos da futura profissão. “Esse espaço de criação, acesso a máquinas, equipamentos e materiais é muito bom para nós estudantes, porque nem na faculdade temos a oportunidade de desenvolver uma coleção completa, como temos aqui”, comentou.

A coleção – Os dez looks criados pelos futuros estilistas, Vanessa Guimarães, Jefferson Batista, Luíza Moreira, Adelian Teixeira e Vanda Lúcia Costa, fazem referência às cores e formas do Centro Histórico, inclusive com pontuações sobre as intervenções contemporâneas como o grafite e técnicas como o macramé.

Durante 30 dias, o grupo estudou o tema, fotografou, definiu o conceito, desenhou os croquis e confeccionou as peças que foram apresentadas nesta quarta-feira (16). Os encontros da segunda turma da ‘Célula de Criação’ já começam nesta quinta-feira (17) e a coleção criada será apresentada em um mês.

Serviço – A Estação da Moda funciona na rua Rosário di Lorenzo, s/n. Varadouro, quase em frente à Estação Ferroviária de João Pessoa. Telefone 3218.6160 e e-mail: estacaodamodapmjp@hotmail.com.