PMJP apresenta conquistas do OD e do Ciclo Orçamentário

Por - em 49

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) realiza nesta segunda-feira (22), às 8h, um café da manhã com a imprensa para apresentação das conquistas do Orçamento Democrático (OD) e do Ciclo Orçamentário deste ano. O evento será realizado no Hardman Hotel, em Manaíra, e contará com a presença do prefeito Ricardo Coutinho, secretários municipais, delegados e conselheiros regionais do Orçamento.

Na ocasião será entregue aos jornalistas um kit contendo a nova edição da cartilha do OD, que traz todas as informações sobre o ciclo do Orçamento Democrático, as obras e ações implementadas nestes cinco anos pelo Governo Municipal e o calendário com todas as etapas que acontecem nas 14 regiões orçamentárias.

Novidades – O ciclo do OD de 2010 traz algumas inovações em relação ao de 2009, como as reuniões preparatórias nos bairros, que aconteceram ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, para explicar à população o que é o Orçamento Democrático e mobilizá-la para a participação no ciclo do OD.

Outra novidade neste ano será o Planejamento Participativo com conselheiros e delegados, cujo objetivo é discutir com os secretários das pastas responsáveis para a definição das principais propostas de cada região, que devem ser sistematizadas e constadas na LDO e na LOA 2011. Durante as audiências regionais será feita a divulgação do calendário do Planejamento Democrático e das Reuniões Regionais do ciclo do OD 2010.

História – Em 2010, o Orçamento Democrático completa cinco anos de existência no município de João Pessoa. Muitas conquistas foram alcançadas pela população, que não se refletem apenas em obras, mas principalmente na mudança de mentalidade política das pessoas, que passaram a discutir diretamente com o Governo Municipal o destino dos recursos do orçamento público. Nestes cinco anos, cerca de 150 mil pessoas já participaram das plenárias e demais atividades do OD e aproximadamente 2000 delegados regionais já foram eleitos. “90% das obras e ações que o Governo Municipal tem feito em João Pessoa estão em consonância com as demandas encaminhadas pela população através das reuniões do Orçamento Democrático”, disse Ana Paula Almeida.