PMJP apresenta programação do mês em homenagem às mulheres

Por - em 12

O prefeito Ricardo Coutinho apresentou, na manhã desta terça-feira (02), a programação do ‘Mês da Cidadania Ativa para as Mulheres’. A solenidade, que reuniu a imprensa paraibana em um café da manhã, aconteceu no Hotel Netuanah na praia do Cabo Branco.

Ricardo Coutinho destacou os avanços das políticas de gênero no município, após a criação da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, que completa cinco anos de existência e hoje é referência na Paraíba. “Compreendo que avançamos muito nesta cidade, não só em obras, mas principalmente na mentalidade das pessoas. As políticas transversais, quando assumi a gestão, passaram a ser prioridade e junto com o movimento de mulheres, que foi de onde partiu essa reivindicação, esse sonho tornou-se realidade”, afirmou Ricardo.

O ‘Mês da Cidadania Ativa para as Mulheres’ foi lançado em março de 2006 e este ano abre um leque de programações voltadas à população feminina, com atividades como caminhadas, feira, shows, tendas de serviços e de beleza, oficinas temáticas, palestras, rodas de diálogos, mostra de cinema, arte e cultura.

Para a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Nézia Gomes, a campanha, tem o objetivo de fortalecer as ações já implantadas na gestão e também de abrir espaços para novos debates. “Este é um 8 de março diferente, pelo centenário do Dia Internacional da Mulher. Estamos celebrando conquistas, com mais direito e cidadania para as mulheres, mas também apontando onde temos que avançar.”, disse Nézia Gomes.

A coordenadora da entidade não-governamental Centro da Mulher 8 de Março, Walquíria Alencar, disse que a cada ano o ‘Mês da Cidadania Ativa para as Mulheres’ surpreende a cidade por suas especificações na programação. “O governo municipal está de parabéns pelo pioneirismo na implantação das políticas de gênero na Paraíba e, com certeza, o mês de março proporcionará às mulheres ações de fortalecimento dessa política”, afirmou.

O ‘Mês da Cidadania Ativa para as Mulheres’, que acontece de 02 a 31 de março, terá várias ações na cidade. No Dia Internacional da Mulher, 08 de março, haverá uma programação especial, encerrando com um show da cantora carioca Fernanda Abreu. Além das atividades desenvolvidas pela Coordenadoria de Política Pública para as Mulheres, será realizada ainda uma série de ações da sociedade civil com apoio da PMJP.