PMJP apresenta projeto em seminário sobre exclusão, inclusão e diversidade

Por - em 29

A experiência da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), a partir do projeto “GLBT, à Luz dos Direitos Humanos: João Pessoa Respeitando a Diversidade” foi apresentada na última sexta-feira (27), durante o I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade, organizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O projeto, executado em 2008 pela Secretaria de Desenvolvimento Social, através Assessoria da Diversidade Humana – GT Diversidade Sexual, da Diretoria de Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop), foi desenvolvido com os servidores públicos municipais de João Pessoa com o objetivo de fazê-los refletir e sensibilizá-los para questões que dizem respeito aos direitos da população LGBT.

Segundo a coordenadora do projeto, Simone Cavalcante foram realizados quatro mini-cursos nas áreas de saúde, educação, segurança preventiva e mídia; um Seminário e por último a elaboração e divulgação de uma cartilha envolvendo todo o processo do projeto e informações relevantes a temática LGBT. “Buscamos desconstruir paradigmas geradores de discriminação e violência”, acrescentou.

A diretora de Organização Comunitária e Participação Popular da Sedes, Cassandra Figueiredo, destacou a importância de participar de um Seminário em que foram abordados temas que propiciaram uma reflexão, frente à situação de exclusão, advinda do preconceito e intolerância. “Precisamos compartilhar experiências que contribuam com a adoção de ações e práticas que compreendam o processo de inclusão, aliado ao respeito à diversidade”.

O I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade aconteceu entre os dias 24 e 27 de março, e teve como objetivo promover um espaço de integração entre todos os pesquisadores da temática e os interessados, do meio acadêmico e da sociedade civil, em um campo reflexivo acerca da construção de alternativas de inclusão social e educacional, respeitando-se a diversidade frente à superação da exclusão social, em nosso país.