PMJP apresenta projeto habitacional para comunidade Riachinho

Por - em 21

Técnicos da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) apresentaram na tarde desta sexta-feira (25), aos representantes das 66 famílias da comunidade Riachinho, no bairro Treze de Maio, o projeto de urbanização para a área. O encontro aconteceu na sala de reunião, no Paço Municipal. No projeto, que inclui toda a parte de infraestrutura, a Prefeitura vai investir R$ 4,5 milhões. Os recursos são próprios, oriundos do Programa de Subsídio à Habitação (PSH) e do Fundo de Desenvolvimento de Urbanização (Fundurb).

De acordo com o secretário de Habitação, José Guilherme, o projeto prevê a construção de 88 unidades habitacionais naquela área, porém, serão construídos de imediato 66 imóveis que irão beneficiar as famílias desabrigadas pelas chuvas. “Toda intervenção urbanística que a prefeitura fará naquela área deve durar em torno de um ano, incluindo área de laser e tratamento paisagístico do rio. Porém, essas primeiras 66 residências serão entregues as famílias no prazo de seis meses. Só na construção das casas, a prefeitura vai investir R$ 3 milhões”, informou o secretário.

De acordo com o projeto, as novas unidades habitacionais serão construídas na mesma comunidade, porém em uma área segura de inundações. Devido o pouco espaço, o projeto habitacional foi elaborado no formato vertical, onde cada bloco construído em primeiro andar contemplará quatro famílias. Todas elas vão receber título de posse de seus imóveis. “Cada apartamento terá uma área total de 40 metros quadrados, distribuídos em sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. Além disso, cada morador terá direito a sua área de quintal, dividida proporcionalmente para cada apartamento”, esclareceu José Guilherme.

O início das obras para a construção das casas está previsto para meados do mês de março. Mas já na próxima semana, a Prefeitura começa as obras de drenagem no bueiro que fica localizado no final da Avenida Boto de Menezes. O bueiro será redimensionado e a prefeitura vai adicionar quatro tubos de 1.500 milímetros cada, para facilitar a passagem da água, e assim evitar alagamentos nos dias de chuva.

Enquanto a obra não é concluída, as 66 famílias da comunidade estão recebendo auxilio moradia da Prefeitura. Estão envolvidas na execução desse projeto as secretarias de Planejamento (Seplan), Desenvolvimento Social (Sedes), Habitação (Semhab), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Meio Ambiente (Semam) e Infraestrutura (Seinfra), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Após a entrega de toda a obra, as famílias da comunidade Riachinho vão continuar sendo assistidas pelas equipes da Prefeitura de João Pessoa. Além de reuniões freqüentes com os moradores, o governo municipal vai oferecer oficinas e cursos de orientação profissional.