PMJP assina convênio para implantação de Sistema de Informação

Por - em 51

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Planejamento (Seplan) e em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e do Ceará (IFPB e IFCE), assina nesta terça-feira (9) o Convênio para o Sistema de Informação Municipal (SIM). A solenidade acontecerá às 9h, no Centro Administrativo Municipal de João Pessoa (CAM). O sistema dará mais agilidade e melhor atendimento ao cidadão que procurar os serviços da PMJP.

O SIM permitirá à PMJP preencher as lacunas tecnológicas existentes nos sistemas informatizados da prefeitura. É um conjunto de softwares (programas de computador) integrados, que possibilita melhor comunicação, redução de retrabalho e consolidação da informação, pois ele elimina a necessidade de adequação de cada um dos módulos.

Através do SIM a prefeitura está investindo em tecnologia de ponta, que vai gerar novos conhecimentos e capacitação de servidores. A parceria com o IFPB e o IFCE também permitirá que o trabalho seja feito de uma forma mais eficaz e econômica para a cidade e que a PMJP tenha o direito de propriedade.

Esse sistema de informação é considerado seguro e confiável, de alta qualidade, que vai permitir à prefeitura ter uma ferramenta de suporte aos processos operacionais, com redução de custo de aquisição e manutenção de sistemas informatizados, o que dará autonomia na gestão dos sistemas de informação.

O SIM tem sua implantação iniciada ainda no mês de agosto e um tempo total previsto para o desenvolvimento de 18 meses, divididos em algumas etapas.

Mais agilidade – Para o cidadão, o SIM significa atendimento mais ágil e desburocratização de demandas. Além disso, dará mais transparência e acesso ás informações do Governo Municipal . O SIM ampliará os serviços eletrônicos oferecidos e será oportunidade de geração de emprego e renda na área de Tecnologia da Informação.

O sistema trabalhará com módulos interligados, como: cadastro de pessoas, módulo tributário, orçamento e financiamento contábil, recursos humanos e folha de pagamento, gestão de documentos e gestão do Empreender JP.

Vantagens do SIM

– Novos sistemas informatizados;

– Pessoal interno mais capacitado;

– Independência tecnológica;

– Redução dos custos de manutenção e aquisição dos sistemas.

O SIM vai permitir:

– Atendimento ao cidadão mais ágil e desburocratizado;

– Maior transparência e acesso às informações governamentais;

– Maior economia na gestão municipal;

– Mais serviços de qualidade à população;

– Geração de mais trabalho e renda em JP.