PMJP atende sete bairros da zona oeste e mapea vegetação local

Por - em 51

Esta semana, os bairros da zona oeste de João Pessoa estão sendo atendidos pelo projeto ‘Poda Programada’ da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). No total, sete bairros da Capital estão na rota do projeto, que visa devolver a vitalidade aos locais e levar mais segurança aos moradores. O trabalho segue até a sexta-feira (30).

Durante este período, os funcionários da Sedurb vão identificar as espécies locais e traçar um diagnóstico da situação das árvores na zona oeste da capital paraibana. A intenção é conhecer os principais problemas relacionados à vegetação do local e acompanhar o desenvolvimento das árvores nos próximos meses. “Os bairros atendidos serão Gauchinha, Jardim Sepol, Costa e Silva, Esplanada, Ernani Sátiro, Grotão e Bairro das Indústrias”, informa o coordenador de Poda da Divisão de Paisagismo da Sedurb, Anderson Fontes.

Como sempre ocorre na ‘Poda Programada’, os trabalhos vão incluir a retirada de material orgânico e trituração dos resíduos, o que vai proporcionar limpeza imediata das ruas. A ação pode incluir ainda a destoca das árvores, ou seja, a remoção das espécies erradicadas por problemas previamente diagnosticados pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam). A retirada é feita com um equipamento especial que não danifica o entorno da árvore, ao contrário do que ocorria com a retirada manual.

Programa – A implantação da ‘Poda Programada’ é resultado de uma avaliação da gestão municipal sobre a necessidade de intensificar a poda na Capital, uma vez que a cidade conta com cerca de 150 mil árvores. Dessas, cinco mil serão acompanhadas pelo programa. Além disso, as podas emergenciais também continuam sendo realizadas e os pedidos podem ser encaminhados por meio do telefone (83) 3218-9183, em horário comercial, ou à Sedurb, localizada na Rua Diógenes Chianca, 1777, em Água Fria.