PMJP atinge meta e vacina 80% dos idosos contra gripe

Por - em 23

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) conseguiu alcançar a meta definida pelo Ministério Saúde e vacinou 80% da população idosa do município contra a gripe. A campanha teve início no dia 26 de abril e se estendeu até às 17h desta sexta-feira (16). Embora os dados consolidados sobre a campanha só sejam divulgados nesta segunda-feira (19), a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Josânia Firmo, disse que o número de idosos que receberam as doses da vacina corresponde à expectativa estabelecida.

Até a manhã da quinta-feira (15) o município já havia vacinado 75% das pessoas com idade acima dos 60 anos, o equivalente a pouco mais de 41 mil idosos. A Capital paraibana possui cerca de 55 mil pessoas nessa faixa etária. “Como houve um aumento na procura nos dois últimos dias da campanha, não temos dúvidas que conseguimos alcançar a meta. Agora, só poderemos disponibilizar o número exato de idosos imunizados na próxima semana”, contou.

Cobertura – A cobertura vacinal no município de João Pessoa envolveu 220 pontos de imunização, incluindo as Unidades de Saúde da Família (USFs) e a instalação de postos volantes em espaços públicos. Equipes da SMS também foram até as residências dos idosos que tinham alguma dificuldade para comparecer aos locais da campanha.

“No geral, a vacina teve boa aceitação. As pessoas procuraram os serviços de vacinação ou entraram em contato com a Secretaria para agendar a visita dos técnicos. O número maior de pessoas vacinadas foi registrado nos últimos dias”, comentou.

Campanha – A campanha de vacinação do vírus influenza, causador da gripe, é uma ação nacional liderada pelo Ministério da Saúde (MS). A imunização é apontada como uma das formas mais eficazes de controle da doença, principalmente em períodos de chuvas e variações de temperaturas, onde a proliferação do vetor é mais propícia.

A formulação de uma campanha direcionada a imunização dos idosos foi realizada devido à pré-disposição que as pessoas nessa faixa etária apresentam às doenças respiratórias. Além disso, Josânia Firmo disse que a prevenção da gripe pode evitar que outros males se manifestem, principalmente porque nessa fase da vida o sistema imunológico responsável pelas defesas do organismo está mais vulnerável. A vacina foi fornecida gratuitamente.