PMJP atua na segurança pública melhorando a qualidade de vida

Por - em 25

Ruas iluminadas, espaços de lazer, instrumentos de notificação, centros de acompanhamento. Essas são algumas das ações que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vem executando para garantir uma menor exposição da população a situações de violência e diminuir a quantidade de crimes ocorridos na cidade.

A atual gestão do município parte do entendimento que a promoção da segurança pública vai além do policiamento nas ruas. De acordo com a secretária de Transparência Pública (Setransp), Estelizabel Bezerra, a Prefeitura vem seguindo um conceito mais amplo de segurança, com a execução de políticas nas áreas de proteção social e qualidade de vida. Assim, ela fala que é possível o município colaborar com as ações na área, principalmente no tocante a segurança preventiva, já que o aparato de repressão ao crime está sob a responsabilidade do governo estadual.

A secretária citou como exemplos dessa política, a construção de praças, dos Centros de Inclusão Digital e o fortalecimento dos Centros de Referência da Juventude e da Assistência Social, além de outras ações que propiciam lazer e acesso ao conhecimento e informação.

Também fazem parte desse sistema o Centro de Referência da Mulher e o Centro Especializado de Atendimento às Vítimas de Violência, que prestam assistência às pessoas vítimas de violência doméstica e sexual.

Espaços iluminados – A PMJP vem ampliando a rede de iluminação pública, com investimentos da ordem de R$ 4,4 milhões desde 2005, revertidos em 1.799 novos pontos de luz e 47,3 quilômetros de extensão. Segundo dados da Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra), as obras vão desde a ampliação e melhoria no sistema de iluminação convencional (nas ruas e avenidas), até a instalação de iluminação ornamental (canteiros centrais das avenidas) e iluminação nas praças.

Estelizabel Bezerra diz que aliado a esse programa, a política de habitação social, educação para o trânsito e programas de proteção social, como Agente Jovem, são iniciativas do poder público para evitar a ocorrência de situações de violência, já que promove acesso a serviços de cidadania.

Notificação – A atual administração do município criou ainda um Núcleo de Prevenção das Violências, Acidentes e Promoção a Saúde, que atua no monitoramento das notificações, análise dos dados, articulação estratégica junto ao comitê de prevenção e controle dos acidentes e violências, além da elaboração de atividades educativas para enfretamento da violência e promoção da cultura de paz.

Com o Núcleo, o município passou a notificar e acompanhar os registros relativos aos casos envolvendo crimes em João Pessoa. Para Estelizabel, essa iniciativa é de extrema importância, pois faz com que o poder público identifique os casos e a forma como acontecem. “Com os indicadores, a Prefeitura pode criar estratégias de combate à violência e transformá-las em ações que diminuam a sua prevalência”, explicou.

Seminário – Nesta quinta e sexta-feira (13 e 14), a Capital paraibana vai sediar o seminário nacional ‘O papel do Município na segurança pública’, evento que acontecerá no auditório do Sebrae com a participação de especialistas e estudiosos no assunto. A realização é da Prefeitura de João Pessoa com apoio do Ministério da Justiça e do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania.