PMJP beneficia 12 mil pessoas com nova Unidade de Saúde no Grotão

Por - em 87

A nova Unidade de Saúde Integrada do Grotão foi inaugurada nessa quarta- feira (21) pelo prefeito Luciano Agra e pela secretária municipal de Saúde Roseana Meira. A unidade conta com três equipes de Saúde da Família e vai beneficiar 12 mil pessoas. O projeto da Unidade de Saúde Integrada é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Saúde (SMS).

Na inauguração, o prefeito Luciano Agra lembrou que o principal foco da gestão é investir no patrimônio público. “Estamos recompondo o nosso patrimônio e garantindo espaços públicos para a nossa população”, observou.

A secretária Roseana Meira destacou a importância de uma parceria entre a comunidade e os trabalhadores da unidade. “Não basta apenas que a unidade tenha uma boa estrutura, é importante que o atendimento seja humanizado. Temos de firmar um pacto de qualidade e compromisso, com uma estrutura de qualidade e humanização no atendimento”.

Para a construção da unidade integrada foram gastos aproximadamente R$ 1 milhão apenas com a construção da obra, além de mais de R$ 500 mil em equipamentos. A nova unidade está situada na Rua Severino Bento de Morais, S/N, no bairro do Grotão.

Serão oferecidas consultas médicas, de enfermagem e odontológicas. No local estão instaladas salas de curativo equipadas e de observação com verificação de sinais vitais, bem como serão fornecidos exames de citologia, nebulização, atividades coletivas de educação em saúde, atividades de promoção e prevenção da saúde, visitas domiciliares, marcação de consultas e exames on line, vacinação, raios-X odontológico e farmácia.

Thais Mattos, gerente de Atenção Básica à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, destacou a qualidade das novas unidades integradas em João Pessoa. “A Unidade Integrada do Grotão possui um autoclave de padrão hospitalar. É um equipamento de alta tecnologia na Atenção Básica”. Segundo ele, a unidade foi pensada na futura ampliação do território de atendimento.

Até o próximo ano, serão inauguradas em João Pessoa outras nove Unidades de Saúde da Família que já se encontram em obras. “Desde 2005, a SMS vem estruturando a rede de saúde com finalidade de qualificar o cuidado aos usuários, ampliando as ações da Atenção Básica na busca da estruturação das linhas de cuidado, dando mais possibilidades de maior resolutividade e o cuidado integral”, afirmou Thais.