PMJP beneficia 16 mil famílias com inauguração de USF em Mangabeira VII

Por - em 66

Cerca de 16 mil pessoas passam a ser beneficiadas com a inauguração da Unidade de Saúde Integrada (USF) Quatro Estações, no bairro Mangabeira VII. O total de investimentos para a construção da unidade foi de cerca de R$ 1,3 milhão, para a oferta de serviços que abrangem de tratamento odontológico e consultas médicas a exames de citologia. O atendimento ao público teve início a partir das 13h, logo após a inauguração, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (25).

Esta é a 21º unidade neste padrão, integrando quatro equipes de saúde. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o final do ano, serão inauguradas mais nove unidades de saúde semelhantes – e outras 15 estão em fase de licitação. Quando todas estas unidades forem entregues, a cidade terá 95% de cobertura do serviço.

A USF Quatro Estações oferecerá consultas médicas, serviços de enfermagem e consultas odontológicas. Também serão fornecidos exames de citologia, nebulização, atividades coletivas de educação em saúde, atividades de promoção e prevenção da saúde, visitas domiciliares, marcação de consultas e de exames online, vacinação, raios-X odontológicos e farmácia. A unidade também conta com salas de curativo e de observação.

A secretária de Saúde, Roseana Meira, destacou que a nova unidade possibilitará um atendimento mais capacitado à população. “Temos de ter compromisso no cuidado com as pessoas, principalmente num serviço que atende a tantas famílias”, disse. O prefeito Luciano Agra e outros secretários municipais participaram da solenidade.

Inaugurações em agosto – Roseana ressaltou que diversas obras na saúde serão entregues até o final deste ano. Apenas no mês de agosto, segundo ela, haverá três inaugurações: a do Centro de Práticas Integrativas em Saúde dos Bancários “Equilíbrio do Ser”, que dará à população a oportunidade de ter acesso a práticas como yoga, reiki e fitoterapia, complementando o tratamento convencional da rede municipal de saúde; a da Central de Vacinação, no bairro da Torre, que servirá como referência nas campanhas de vacinação do município; e a da nova Central de Abastecimento Farmacêutico, que atenderá todas as exigências diferenciadas quanto ao acondicionamento e refrigeração de medicamentos, sendo pensada para facilitar a logística na distribuição dos insumos ao sistema de saúde.