PMJP cadastra famílias removidas de área de preservação ambiental e faz reflorestamento no local

Por Luiz Carlos Lima - em 1174

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) concluiu, nesta sexta-feira (23), o cadastramento das famílias removidas da nascente do Rio Cabelo, no Bairro de Mangabeira. No total, 34 famílias foram cadastradas, das quais 12 delas já foram encaminhadas a abrigos mantidos pelas PMJP. As famílias ocupavam a nascente do Rio Cabelo e foram removidas através de uma solicitação do Ministério Público por estarem em uma Área de Preservação Permanente (APP).

A Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) esteve no local e realizou o cadastramento das famílias. De imediato, 12 delas foram encaminhadas a abrigos, enquanto outras foram para casa de parentes. De acordo com Eduardo Bezerra, coordenador da Diretoria de Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop), da Sedes, as famílias terão total assistência da PMJP. “No primeiro momento tínhamos que retirá-las do local e garantir alimentação. Todas as famílias terão o perfil sócio-econômico analisado e foram encaminhadas ao programa de assistência social adequado”, garantiu.

Preservação ambiental – Além do cadastramento das famílias, a PMJP também concluiu toda a retirada das casas improvisadas na nascente do Rio Cabelo. O local foi cercado e agentes da Secretaria de Meio Ambiente (Seman) estão promovendo o reflorestamento da área de modo a garantir o equilíbrio ambiental.

De acordo com o coordenador da ação e da Defesa Civil Municipal, Noé Estrela, o trabalhado desenvolvido no local é uma importante ação social e ambiental da PMJP. “É importante que tantas secretarias da Prefeitura estejam envolvidas. Temos que garantir que essas famílias sejam retiradas desse local insalubre. Também iremos devolver à população de Mangabeira um local saudável. É um privilégio ter uma nascente de um rio dentro de uma área urbana”, afirmou.

Participantes – Durante a quinta-feira (22), e a sexta-feira (23), diversas equipes da PMJP estiveram presentes no local para garantir segurança na retirada das famílias, além de promover a limpeza e reurbanização de toda áreas. Estiveram presentes equipes da Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Meio Ambiente (Semam), Infraestrutura (Seinfra) e Desenvolvimento Social (Sedes).