PMJP cadastra professores para o Brasil Alfabetizado

Por - em 48

O Programa Brasil Alfabetizado realiza até o dia 22 de outubro, o cadastramento de professores que queiram ser alfabetizadores. O cadastro pode ser feito de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Secretaria de Educação de João Pessoa (Sedec), localizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. As aulas terão início no dia 08 de novembro.

O Brasil Alfabetizado é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Para se tornar alfabetizador do Programa é necessário que o interessado possua no mínimo o certificado do ensino médio (magistério) ou esteja matriculado em algum curso superior na área educacional (licenciatura).

Todos os alfabetizadores terão uma carga horária de dez horas semanais e receberão uma bolsa de R$ 250,00 por mês. A expectativa é que seja formado um grupo com 85 alfabetizadores para atuar durante oito meses em diversos horários e bairros de João Pessoa. “No ano de 2009 foram alfabetizados mais de 2.200 jovens e adultos, e espera-se que esse número venha a crescer em 2010”, disse Rozário Bezerra, coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado.

De acordo com a coordenadora, um dos diferenciais do Programa é a realização das atividades fora das salas de aula. Muitas vezes os adultos ficam com vergonha de frequentar à escola por achar que já passaram da idade. Porém, quando vêem salas de aula formadas dentro da própria comunidade, se sentem mais a vontade e percebem que a alfabetização é direito de todos, independente da idade, acrescenta Rosário Bezerra.

Informações podem ser obtidas na Coordenação do Programa Brasil Alfabetizado, pelo telefone (83) 8705-5012