PMJP cadastra restaurantes em projeto do Ministério do Turismo

Por - em 23

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) está convidando os proprietários de restaurantes da cidade para se inscrever no projeto Caminhos do Sabor, do Ministério do Turismo, que tem o objetivo de realizar consultoria de gestão empresarial e tornar o setor gastronômico da cidade mais atrativo. Apenas 11 restaurantes de João Pessoa se credenciaram até agora. O projeto pode beneficiar até 35 empresas aqui na Capital, com treinamento gratuito que possibilita melhorias e reconhecimento aos empresários e empreendimentos. O cadastramento deve ser feito na sede da Secretaria de Turismo, localizada no Parque Solon de Lucena.

O projeto ‘Caminhos do Sabor’ tem como objetivo aumentar a competitividade de um destino turístico, a partir de investimentos no setor de alimentação como vantagem competitiva. Entre os serviços oferecidos estão: treinamentos no atendimento, segurança de alimentos, gestão empresarial, educação continuada e ainda a tradução de cardápios para outros dois idiomas, valorizando o estabelecimento. A qualificação empresarial deve acontecer a partir da aplicação de consultoria e treinamento nas áreas de Segurança de Alimentos, Inglês e Espanhol para garçons e Gestão de Restaurante.

A primeira etapa do projeto foi a criação de um Grupo de Governança constituído por representantes de entidades como a Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Lazer (Abrasel), Secretaria de Turismo (Setur), Pbtur, Sebrae, Convention Bureau, entre outros. Este grupo definiu o lugar em que o programa será aplicado dentro do município e devem indicar as empresas que participarão da etapa de pesquisa de oferta e demanda.

A Abrasel Nacional é a responsável pela elaboração da proposta e pela captação de recursos junto ao Ministério do Turismo. O Secretario de Turismo, Elzário Junior, lembra que ó serviço é gratuito e melhora a competitividade de João Pessoa. “As próximas etapas devem ser iniciadas este mês de junho, mas precisa da integração e da participação dos empresários. Os interessados têm que procurar a Setur para realizar cadastro e integrar a rede de restaurantes beneficiados”, comenta.