PMJP capacita 580 agentes comunitários de saúde a partir desta quarta-feira

Por - em 47

Cerca de 580 agentes comunitários de saúde (ACS) das 180 equipes de Saúde da Família da rede municipal participam, nesta quarta-feira (22), da aula inaugural de um curso de qualificação. A aula terá a participação do prefeito Luciano Agra e acontece a partir das 15h, na Estação Cabo Branco. O objetivo da iniciativa é melhorar a qualidade das ações destes servidores.

A formação, que acontece até dezembro deste ano, vai qualificar os ACSs dos cinco Distritos Sanitários de João Pessoa. As atividades do curso são compostas por módulos de concentração, dispersão e avaliação, enfatizando os eixos norteadores “Nós e o mundo em que vivemos”, “O ACS e o SUS”, “A Ação do ACS no Planejamento e Programação em Saúde” e “O ACS, um educador popular em saúde”.

Mariana Gonsalves, técnica da Gerência da Educação na Saúde, destacou que o agente comunitário de saúde no contexto do SUS ocupa um papel fundamental para a construção de uma saúde de qualidade. Segundo ela, a relevância desse trabalhador na proposta de mudanças de práticas em saúde não deixa dúvidas sobre a necessidade de investimentos na sua qualificação. “O curso técnico de agente comunitário de saúde é um investimento na qualificação das ações que ele desenvolve”, destacou.

Mariana disse ainda que o curso é um dispositivo potente para redirecionar o processo de trabalho da equipe de saúde da família, na produção de pactos que estabeleçam práticas cuidadoras e integrais na construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e em defesa da vida.

As aulas serão ministradas na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), situada no Bairro de Mangabeira VII, conforme a programação de cada módulo.