PMJP capacita alunos da UFPB para valorização do patrimônio

Por - em 56

Um grupo de 32 alunos dos cursos de Geografia e Arquitetura, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), começa a ser capacitados pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), a partir da próxima segunda-feira (12). Os jovens irão atuar no programa ‘O Futuro Visita o Passado’ e a capacitação será realizada até o dia 23 deste mês, no Centro Cultural São Francisco.

Segundo a secretária adjunta da Coordenadoria de Proteção aos Bens Históricos (Probech), Josi Porto, o objetivo do programa é implantar uma política de educação patrimonial nas escolas da rede municipal, fazendo com que as crianças saiam com um novo sentido para a valorização do patrimônio.Esse é o segundo ano do projeto. Em 2009 trabalhamos com 24 estagiário e duas disciplinas, História e Turismo. Em 2010, ampliamos o número de estagiários, que agora é de 32, e as disciplinas, acrescentando Geografia e Arquitetura. Todos os nossos estagiários são estudantes das referidas áreas”, explicou.

O programa ‘O Futuro Visita o Passado’ visa a valorização da cultura local, dos costumes, da culinária, entre outros bens culturais. O programa pretende levar as crianças a perceber o seu patrimônio, disseminar a sua cultura e se tornarem cidadãos mais conscientes. Os monitores irão realizar oficinas e aulas de campo com os alunos, que irão visitar os patrimônios históricos da Capital e conhecer um pouco mais sobre eles.