PMJP capacita profissionais que irão trabalhar nos ônibus escolares com acessibilidade

Por - em 237

treinamento dos motoristas e cuidadores dos onibus acessíveis (3)Teve início nesta quinta-feira (30) o treinamento para os motoristas e cuidadores que irão trabalhar nos 12 ônibus com acessibilidade, destinados ao transporte escolar de alunos da Rede Municipal de Ensino. O primeiro módulo da capacitação será realizado até esta sexta-feira (31), através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e a Associação de Deficientes e Familiares (Asdef), que fica em Tambauzinho.

Estão sendo capacitados 24 motoristas e 24 cuidadores. O curso é dividido em três módulos, em um total de 48 horas, sendo que os outros dois módulos terão as datas divulgadas posteriormente. Os ônibus irão atender 74 alunos de 38 escolas municipais de João Pessoa.

“Valorizamos muito a iniciativa do prefeito de Luciano Cartaxo. Esse transporte acessível é muito importante para esses alunos que têm dificuldades para chegar à escola. É uma demonstração clara que este governo está disposto a incluir uma atenção especial as pessoas que necessitam”, agradeceu Doraci Vieira Lima, assessora inclusiva da Asdef e coordenadora responsável pelo treinamento.

Módulos – Neste primeiro módulo estão sendo trabalhadas informações gerais, como os tipos de deficiência e como essas pessoas que irão fazer o uso do transporte vivem para que os motoristas e cuidadores possam se preparar para as abordagens. Está sendo trabalhada uma formação humanitária.

Também estão sendo transmitidos conhecimentos sobre as políticas públicas, Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limite, o que é o Programa de Transporte Acessível e o que a PMJP está fazendo por meio da Sedec para a educação inclusiva.

No segundo módulo os profissionais irão assistir aulas de primeiros socorros e dicas de emergência. O terceiro módulo será aprofundado o tema sobre direção defensiva, todos os cuidados com o trânsito e escutar o relato de experiência de cada um deles durante este período.treinamento dos motoristas e cuidadores dos onibus acessíveis

Aula prática – Nesta sexta-feira, os profissionais terão aulas práticas em dois ônibus adaptados. Cada dupla irá assumir um ônibus e fazer a simulação. No turno da tarde eles irão receber a rota, quais as escolas, quais os alunos, endereços, a hora que aluno tem que estar na escola e a de deixar em casa. Toda a rota de pegar e deixar os alunos em casa foi traçada pela Asdef.

Funções – Durante o curso também foi explicada a função do cuidador e do motorista aos 48 participantes. A do motorista não é apenas dirigir, pois, juntamente com o cuidador, ele tem que checar se todos os cintos de seguranças estão em perfeito funcionamento e se todos os alunos estão usando, ajudar o aluno a subir no ônibus e fazer o acionamento da rampa para os cadeirantes.

Já ao cuidador cabe recepcionar o aluno, colocar na cadeira, cuidar da segurança e da sinalização e dar o sinal ao motorista que está tudo bem.