PMJP começa primeira fase de provas do ‘Escola Nota 10’

Por - em 36

Começou nesta terça-feira (5) a primeira etapa de provas do programa Escola Nota 10, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). A avaliação acontece até esta quinta-feira (7), nos turnos manhã e tarde, com a participação de 8.572 alunos de 88 escolas da rede municipal de ensino.

Nesta primeira etapa estão sendo avaliados os alunos do Fundamental I (3º, 4º e 5º ano). Para o 3º e 4º ano serão aplicadas cinco questões de português e cinco de matemática. Já os alunos do 5º ano responderão 10 questões de cada disciplina. Essa diferença de questões é pautada na realidade da Prova Brasil, aplicada pelo Ministério da Educação (MEC), que contém 25 questões de português e 25 de matemática.

A partir do resultado obtido com as provas, os professores e especialistas irão avaliar os alunos em relação ao conteúdo desenvolvido na rede municipal, verificando a maior dificuldade do aluno e as limitações do conteúdo.

Para o diretor de Gestão Curricular (DGC), Marcelo Bandeira, a realização dessas provas é importante para a melhoria do ensino no próximo ano. “É aí onde nós temos condições de pautar nossas dificuldades e, aí sim, tentar melhorar o processo de ensino para o ano que vem. Um ensino totalmente pautado na realidade da rede municipal”, disse ele.

A segunda etapa está prevista para acontecer no dia 26 de outubro para os alunos do 7º e 8º ano e no dia 27 para os alunos 9º ano.

Escola Nota 10 – O programa tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da educação pública municipal por meio da premiação com o selo Escola Nota 10 e da implantação do 14º salário para os funcionários das unidades. Esses servidores terão que atingir 100% de êxito em duas etapas: nas avaliações de gestão escolar e de aprendizagem dos alunos.

O programa é resultado de um decreto de lei municipal, no qual foi instituído e normatizado o Índice de Excelência em Educação, formado a partir dos indicadores de avaliação da aprendizagem e da gestão escolar nas escolas municipais de Ensino Fundamental.