PMJP comemora Dia do Guarda Municipal no Ponto de Cem Réis

Por - em 29

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) promoveu nesta sexta-feira (9) uma comemoração especial para marcar o Dia Nacional do Guarda Municipal. O evento, realizado no Ponto de Cem Réis, no Centro, contou com a presença de cerca de 120 guardas, autoridades e familiares de agentes de João Pessoa e de municípios vizinhos. O vice-prefeito da Capital, Luciano Agra, participou das comemorações.

Luciano Agra lembrou o trabalho importante do guarda municipal na proteção dos bens públicos e do desafio que hoje cabe aos municípios de fomentar a categoria com novos aparatos, cursos e treinamentos, o que, segundo ele, já vem sendo colocado em prática nos últimos anos pela administração municipal de João Pessoa.

“Hoje existe uma política nacional de segurança pública que exige uma participação mais efetiva dos municípios. Para isso, queremos continuar investindo em uma melhor capacitação, treinamento e formação para os nossos guardas municipais, como os vários cursos que vêm sendo ministrados ao longo deste ano. E nada mais justo também do que proporcionar a esses agentes uma comemoração por esse dia especial”, disse o vice-prefeito.

Desfiles e apresentações – As atividades comemorativas pelo Dia Nacional do Guarda Municipal foram abertas com um desfile cívico de agentes e também de representantes da banda marcial da Escola Municipal Castro Alves. Após o hasteamento das bandeiras, os próprios agentes participaram de uma apresentação de técnicas de defesa, abordagem e imobilização e também de rapel vertical, com demonstrações na fachada do Paraíba Palace Hotel.

A Secretaria de Saúde do Município (SMS) também montou um estande de saúde preventiva oferecendo medição da pressão arterial para os participantes do encontro. Após a solenidade cívica, os guardas municipais participaram de um café da manhã no próprio local.

“Esse evento marca todas as conquistas que estamos conseguindo nos últimos meses. Hoje, o guarda municipal já começa a ser pensado como instrumento que deve atuar na segurança pública, não só como guarda do patrimônio público, mas com o foco no cidadão”, enfatizou o superintendente da Guarda Municipal, José Bernardino.

Homenagens – Durante as comemorações, também foram entregues certificados para os concluintes do curso de Direitos Humanos oferecido aos agentes, além de comendas de Honra ao Mérito a personalidades como o comandante do 16º Regimento de Cavalaria Motorizada, Nilton Moreno; a diretora de Eventos Institucionais da Secretaria de Comunicação da PMJP, Ruth Avelino; além do guarda municipal José Sérgio.

Também participaram das comemorações o coordenador de Proteção aos Bens Históricos e Culturais de João Pessoa (Probech), Fernando Moura; o coordenador da Defesa Civil do Município, Manuel Duré; a diretora do Distrito Sanitário IV da Secretaria Municipal de Saúde, Márcia Rique; o comandante da Cavalaria da Polícia Militar, Francimar Vieira Diniz; o capitão Roberto Vaz, representando o comando do Corpo de Bombeiros; e ainda a professora Cecília Oliveira, ministrante dos cursos de Direitos Humanos na Guarda da Capital. O evento contou ainda com o apoio de técnicos da SMS, STTrans e Samu.