PMJP comemora 4 anos de fundação do Banco de Alimentos nesta terça

Por - em 83

O Banco de Alimentos da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) comemora nesta terça-feira (20), quatro anos de sua fundação, às 17h, na sede da unidade localizado na rua Waldemar Galdino Naziazeno, 333, Geisel. O evento será ainda uma grande confraternização natalina entre os servidores que atuam no Banco de Alimentos e as 115 entidades filantrópicas cadastradas junto a ele.

A expectativa é que cerca de 250 pessoas participem da festa, que contará com as apresentações culturais do Coral Vozes da Infância; Teatro de Bonecos Boca de Cena; banda Marcial Padre Nicola Mazza; e a banda Acredite, do Centro de Atividades Especiais Helena Holanda.

O Banco de Alimentos é uma iniciativa da política de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social da PMJP, que tem como objetivo diminuir a fome de pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional, captando e doando alimentos aos usuários. A unidade realiza ainda cursos, palestras e orientações à população em eventos públicos, buscando a promoção de hábitos alimentares saudáveis.

A coordenadora da unidade, Ana Patrícia Barbosa, destaca que 2011 foi um ano de conquistas para o Banco de Alimentos. “A maior de todas, foi conseguir superar a quantidade de alimentos doados nos anos de 2008, 2009 e 2010, juntos, que foi de pouco mais de 635 toneladas. Em 2011, até agora, foram mais de 800 toneladas. Nossa meta para 2012 é ultrapassar a quantidade doada em 2011, oferecer mais cursos e fazer com que esse trabalho cresça cada vez mais”.

O curso Cozinha Brasil, realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e a aquisição de um automóvel, através do projeto de modernização junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que foi aprovado em 2º lugar em 2010 foram outras conquistas importantes obtidas pelo Banco de Alimentos, segundo a coordenadora.

Recadastramento – “Com o recadastramento feito entre os meses de julho a setembro deste ano e com a assinatura do novo Termo de Compromisso, totalizamos 115 entidades, assistindo quase 90 mil pessoas dentro do município de João Pessoa”, destaca a coordenadora do Banco, Ana Patrícia Barbosa.

O Banco de Alimentos conta com uma equipe de 19 profissionais, incluindo coordenadora, nutricionista, assistente social e pessoal de apoio. Entre outras funções, eles são responsáveis pelas visitas técnicas iniciais e de monitoramento, inspecionando e avaliando as mercadorias, cuidam para evitar o desperdício e a contaminação dos alimentos, e ainda levantam dados de prestações de contas, emitem relatórios e articulam parcerias.

Doadores – Entre os principais doadores do Banco estão o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra Direta Local da PMJP e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), através de projetos desenvolvidos com nove associações e cooperativas: Associação dos Trabalhadores Rurais de Assentamento Boa Esperança; Cooperativa Agropecuária dos Produtores Rurais do Assentamento Camucim; Associação dos Agricultores do Assentamento Outeiro de Miranda; Associação dos Agricultores Familiares Agroecológicos de Pitimbu; Cooperativa Agrícola Mista dos Produtores Rurais do Assentamento Nova Vida Ltda; Associação dos Agricultores Familiar de Mucatú; Associação dos Produtores Rurais do Litoral Sul; Associação dos Apicultores de Salgado de São Félix; e Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento Dona Helena.