PMJP conclui mais três novas Unidades de Saúde da Família

Por - em 31

As obras de mais três Unidades Saúde na Família (USFs) localizadas nos bairros de Mandacaru (Alto do Céu), Ernani Sátyro e São José (Chatuba) já foram concluídas pela Prefeitura de João Pessoa. A execução dos serviços ficou sob a responsabilidade da Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra). Todas as unidades estão sendo construídas com recursos próprios do Governo Municipal, com base nas reivindicações encaminhadas pela população nas plenárias do Orçamento Democrático, realizadas nas comunidades, e refletem o compromisso da atual gestão com a saúde dos habitantes da Capital.

Na semana passada, a Seinfra iniciou as obras de uma USF no bairro do Jardim Veneza. No mês de junho, começou a construir mais três USFs nos bairros Cidade Verde, Cristo Redentor e Mangabeira II, sendo as segundas unidades do tipo edificadas nessas localidades. No bairro Colinas do Sul, as obras da USF estão avançadas.

A atual gestão já entregou a população cinco unidades do Programa Saúde da Família (PSF). As primeiras foram instaladas no Cidade Verde (Mangabeira), Cristo Redentor e Mangabeira IV. Recentemente, no mês de aniversário da cidade, o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) inaugurou mais duas unidades nos bairros Treze de Maio e Alto do Mateus. Cada uma delas custa aos cofres públicos em torno de R$ 560 mil.

Padrão – Com a implantação desses equipamentos, a população passou a dispor de serviços de saúde básica com maior facilidade. As equipes são compostas por médicos, enfermeiros, odontólogos, técnico em enfermagem, agente comunitário de saúde e auxiliar de consultório dentário.

Os prédios construídos pela Seinfra seguem um padrão. Cada unidade possui uma estrutura metálica arqueada que promove uma melhor ventilação e iluminação natural, planejada para abrigar salas de vacina/curativo, citologia, gabinetes odontológicos, consultórios médicos e enfermagem, salas de espera e higienização, copa, câmara de lixo, administração e almoxarifado, além de banheiros para usuários e funcionários, adequados ao atendimento de portadores de deficiência.

Confira a seguir, a situação e localização dessas USFs.

Inauguradas:

Cidade Verde (Mangabeira)
Cristo Redentor (Rua Sérgio Lima)
Mangabeira IV (Rua Jorge Ramos)
Treze de Maio (Rua Maria Dias de Oliveira)
Alto do Mateus (Rua Joca Velho com Francisco José das Neves)

Concluídas:
Alto do Céu – em Mandacaru (Rua Porfírio Ribeiro)
São José/Chatuba (Rua Vigolvino Florentino Costa)
Ernani Sátyro (Rua Clênio Batista dos Anjos)

Em execução:

Cristo Redentor – 2ª unidade (Rua Dom Bosco)
Mangabeira II – 2ª unidade (Rua Roseane Fátima Clemente)
Cidade Verde – 2ª unidade (próximo ao terminal de ônibus)
Colinas do Sul (loteamento Parque Sul)
Jardim Veneza (loteamento)