PMJP confirma construção de escola, centro cultural e praça na 4ª Região

Por - em 259

A 4ª região do Orçamento Democrático, polarizada pelos bairros Valentina Figueiredo, Mussumago e Paratibe, será contemplada, a partir de 2013, com obras escolhidas pela população. O anúncio foi feito pela equipe da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) durante plenária, na noite dessa segunda-feira (27), na Escola Municipal Dom Hélder Câmara, no Valentina.

As obras pautadas são a construção de uma escola padrão na comunidade Parque do Sol; um centro cultural no Valentina; um campo de futebol na comunidade Cidade Maravilhosa; a segunda fase de reforma do Mercado Público do Valentina; uma praça pública completa no Valentina II; e a pavimentação de ruas. Estas foram algumas das demandas eleitas pela população no dia 28 de fevereiro, na Audiência Regional, e que serão inseridas no orçamento 2013 da PMJP.

Durante a plenária, os secretários aproveitaram para prestar contas das obras em andamento. Na região, atualmente estão em curso a execução de três unidades padrão de Saúde da Família, sendo duas no Valentina e uma em Paratibe, que já foram licitadas.

Licitação – Na 4ª Região, há dezenas de obras em processo de licitação. O campo de futebol na Rua Bicho Preguiça foi licitado e aguarda a ordem de serviço. O Centro de Referência Quilombola teve a licitação lançada e está em andamento. O projeto do Parque Cuiá está com o planejamento concluído e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está em fase de licitação. Em fase de licitação também estão o projeto de dois Centros de Referência da Educação Infantil (Creis), um galpão de reciclagem e a construção da Vila Olímpica.

Pavimentação – A reivindicação de pavimentação de ruas correspondeu a quatro das dez demandas eleitas pela população. As quatro ruas que serão pavimentadas pela Prefeitura em 2013 são: Rua Gutemberg Mendonça de Albuquerque, no Valentina I; Rua Djalma Gomes da Silva, em Mussumago; Rua Projetada, em Barra de Gramame; e Rua Santa Terezinha do Menino Jesus, no Condomínio Caminho do Mar.

O projeto de construção de uma escola padrão, na Comunidade Parque do Sol, foi incluída no Plano de Ações Articuladas do Ministério da Educação. A PMJP está à procura de um terreno que comporte a estrutura de uma escola padrão, mas a obra entrará no orçamento de 2013, conforme o secretário da Educação e Cultura, Genildo Lucena.

Pioneirismo na Saúde – Segundo a diretora do Distrito Sanitário III, Thaís Matos, João Pessoa é a única cidade avaliada pelo Ministério da Saúde com um Centro de Práticas Integrativas em Saúde, que oferece serviços terapêuticos não medicamentosos na rede pública com espaço específico para tal.

As terapias alternativas em saúde também são oferecidas no Parque Arruda Câmara (Bica) e, em breve, o serviço também será oferecido em mais um Centro de Práticas Integrativas em Saúde, no Bancários. “Estamos oferecendo à população uma alternativa para tratamentos que não sejam a terapia medicamentosa”, disse.

Próximas audiências – Até o dia 14 de setembro, serão realizadas 14 audiências do Planejamento Democrático. Nesta quarta-feira (29), será a vez da 14ª Região, polarizada por bairros como Bancários, Castelo Branco e Jardim Cidade Universitária. A audiência ocorre a partir das 19h, no Centro de Referência da Cidadania dos Bancários, com representações das secretarias do Planejamento, Habitação, Saúde, Desenvolvimento Social, Mobilidade Urbana e Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

11ª região – Na sexta-feira (31), a Prefeitura de João Pessoa se reúne com os conselheiros do OD e lideranças comunitárias da 11ª Região, que abrange bairros como Mandaracu, Ipês, Estados e Padre Zé. A audiência ocorre às 19h na Escola Municipal Rui Carneiro, em Mandacaru, com técnicos das secretarias do Planejamento, Infraestrutura, Saúde, Trabalho e Desenvolvimento Social.