PMJP confirma demandas eleitas pela 5ª Região para orçamento 2013

Por - em 100

Construção de um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e de moradias no Grotão;a construção de uma praça pública nos Funcionários II; urbanização da Zona Especial de Interesse Social (Zeis) Citex; e pavimentação de ruas no Grotão, Morada Verde II, Água Fria, João Paulo II e Geisel. Essas foram priorizadas pela 5ª Região Orçamentária de João Pessoa e serão incluídas para o orçamento 2013. A confirmação foi dada pela equipe técnica da Prefeitura de João Pessoa na noite dessa segunda-feira (20), durante audiência do Planejamento Democrático, que reuniu gestores públicos, conselheiros do Orçamento Democrático e lideranças comunitárias.

Um dos assuntos mais discutidos pelas representações foi a construção de moradias para a desativação da comunidade do Arame, que apresenta condições insatisfatórias de habitabilidade. O secretário adjunto da Habitação, Geovani Freire, confirmou que o projeto está pronto e as obras das novas unidades habitacionais devem ser iniciadas até setembro.

O Cras também será construído. No entanto, como o projeto tem que estar de acordo com as normas do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), resolveu implementar o serviço até novembro, com equipes que serão responsáveis pelo cadastramento e orientação das famílias, até a sede definitiva ficar pronta.

Já a praça pública solicitada para os Funcionários II está com o projeto arquitetônico pronto e a equipe da Secretaria de Planejamento está debruçada no projeto elétrico para, em seguida, realizar a dotação orçamentária e encaminhar para o processo de licitação. A obra será executada em 2013.

Ruas pavimentadas – Outras cinco demandas dizem respeito especificamente à pavimentação das ruas, que foram confirmadas pela Secretaria de Infraestrutura para execução em 2013. As ruas são: Francisco Manoel Andrade, no Geisel; Maria Torres de Lima, na comunidade Morada Verde II; Francisco Ferreira de Almeida, no João Paulo II e Paulo Gomes de Almeida, que será contemplada com asfalto no bairro de Água Fria.

Ciclo 2012 – Com o slogan “A decisão do povo que faz uma João Pessoa melhor”, o Ciclo do Orçamento Democrático 2012 foi iniciado no dia 28 de fevereiro e prosseguiu até o mês de abril. A novidade para este ano foi o detalhamento das solicitações, devido ao uso do novo Formulário de Demandas, que permitiu aos moradores da cidade escolher dez demandas – e não três, como eram antes – e especificar as intervenções. Antes, eram solicitadas apenas obras de pavimentação e drenagem. Pelo novo formato, foi possível não só escolher a área como especificar a rua ou os trechos.

Próximas audiências – Nesta quarta-feira (22), será a vez da 2ª Região, na Escola Municipal Anita Trigueiro do Vale, no Altiplano. Na sexta (24), ocorrerá a plenária com os conselheiros e lideranças da 6ª Região, no Centro de Referência da Cidadania do Jardim Veneza.