PMJP constrói pista de Bicicross e inaugura com campeonato nacional

Por - em 34

Os amantes do ciclismo radical em João Pessoa vão ganhar em breve um local especialmente para suas manobras com a construção da pista de bicicross, no Bairro de Mangabeira VII (por trás da sede do Detran-PB). A pista será inaugurada com a realização do Campeonato Brasileiro de Bicicross, que ocorre entre os dias 14 e 16 de outubro. Cerca de 90% das obras já foram executadas faltando apenas os ajustes finais. A previsão é que na primeira semana de outubro a pista esteja concluída.

O que mais chama atenção na pista é o local de largada. Uma pista de aproximadamente cinco metros, altura suficiente para dar velocidade aos ciclistas no início das baterias. A pista leva uma cobertura de asfalto que está em fase final. A pista propriamente dita, que são os morros compactados com barro, já está pronta, bem como a área de chegada que é formada por uma caixa de brita para facilitar a freada das bicicletas no final das corridas.

As arquibancadas também já estão quase prontas para acomodar os torcedores, faltando o acabamento final com a pintura. Debaixo da pista de largada foi construída uma área com amplas salas, que também passa pelos últimos retoques, como a colocação de gesso no teto e a pintura final.

Nessas salas vão funcionar a sede da Federação Brasileira de Bicicross da Paraíba. Segundo o presidente, Odon Ruy Castro, esse espaço poderá ser utilizado para palestras, oficinas e alojamento para os atletas. “Esse espaço ficará também aberto à associação de moradores do Bairro de Mangabeira VII para a realização de ações conjuntas”, frisou.

Competição – A 9ª e 10ª etapas do Campeonato Brasileiro de Bicicross, que vão ser disputadas nesta pista, terão atletas de 15 estados e as disputas vão ocorrer em categorias divididas por faixa etária de cinco a 50 anos.

Outras provas – A Pista Municipal de Bicicross também será palco de algumas competições regionais, como o Campeonato Paraibano, que deve ter duas etapas realizadas no local até o final do ano.