PMJP conversa com moradores da 13ª região para planejamento de ações

Por - em 22

O orçamento municipal de João Pessoa para 2013 pode contar com pavimentação de ruas, construção de Unidade de Saúde da Família (USF), ações que promovam a geração de emprego e renda, um centro de capacitação profissional e construção de casas por projetos de habitação social. Essas foram as principais demandas definidas pela população que esteve na noite desta segunda-feira (6) ao Ginásio da Escola Municipal Leonel Brizola, no bairro de Tambauzinho. A Audiência Regional do Orçamento Democrático (OD) 2012 na 13ª região aglutinou moradores dos bairros do Centro, Torre, Tambauzinho, Expedicionários, Miramar e as comunidades Travessa Yayá, Tito Silva, Comunidade Miramar, Cafofo, Padre Hildon Bandeira, Liberdade, Vila Tambauzinho e Liberdade. A plenária contou com a participação do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), vários gestores municipais e lideranças comunitárias.

A partir das demandas apresentadas pela população, o prefeito Luciano Agra destacou que já foram aprovadas e estão em processo de licitação a urbanização das Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) nas comunidades Cafofo, Brasília de Palha e Padre Hildon Bandeira. “Com essa ação nós garantimos mais qualidade de vida e cidadania para esses moradores”, disse.

Benefícios – Luciano Agra destacou também que a 13ª região tem tido vários investimentos por parte do Governo Municipal a exemplo da reforma do Mercado da Torre e do Mercado Joaquim Torres, regularização fundiária de comunidades e uma obra mais abrangente que envolve vários bairros: o PAC Jaguaribe. “Com o PAC Jaguaribe muitos problemas que as famílias que vivem em áreas ribeirinhas serão resolvidos. A nossa preocupação é garantir moradia com condições de habitabilidade”, reforçou.

As demandas apresentadas na noite da segunda-feira devem ser incluídas no planejamento da Prefeitura de João Pessoa até o mês de setembro e encaminhada para a aprovação na Câmara Municipal. O secretário Tibério Limeira destacou a importância do Orçamento Democrático como “instrumento de levar a vontade do povo para nortear as ações do poder público com mais dinamismo e pluralidade”.

Plenárias Populares – As Audiências Regionais do Ciclo do Orçamento Democrático 2012 começaram no dia 28 de fevereiro e prosseguem até o dia 2 de abril mobilizando moradores das 14 regiões em plenárias populares realizadas sempre a partir das 19h. O calendário completo das Audiências Regionais e do Ciclo do OD 2012 pode ser acessado pelo site da Prefeitura de João Pessoa www.joaopessoa.pb.gov.br ou direto no link http://od.joaopessoa.pb.gov.br/?page_id=1743#wp-table-reloaded-id-2-no-1.

Próximas Audiências – A primeira etapa do Ciclo do Orçamento Democrático prossegue na noite desta terça (6) com a realização da Audiência Regional aglutinando moradores dos bairros e comunidades da 7ª região. A plenária ocorrerá na Escola Municipal Francisco Pereira da Nóbrega, localizada na Rua Elias Cavalcante Albuquerque, na Comunidade Boa Esperança no Cristo. Integram a 7ª região os bairros do Cristo, Jaguaribe, Rangel, Boa Esperança, Jardim Bom Samaritano, Novo Horizonte, Pedra Branca, Riacho Doce/CEASA, são Geraldo, Vale Verde, Redenção, Jardim Itabaiana, Bela Vista, Matinha, Monte Cassino, Paturi e Cemitério Ana Paula Silva dos Santos.

No próximo dia 12 as plenárias serão retomadas desta vez com a Audiência Regional reunindo a população da 8ª região na Escola Municipal Zulmira de Novais, localizada na Rua Santa Tereza, em Cruz das Armas. No dia seguinte (13) será a vez da população da 3ª região indicar demandas na plenária que será realizada no Ginásio da Escola Municipal Afonso Pereira, na Rua Deputado Valdevino Lobo Maia, no Cidade Verde, em Mangabeira.

Contato com o OD – Para mais informações, a Secretaria Executiva do Orçamento Democrático pode ser contatada pelo telefone 83 3218 5629. Nas redes sociais a população pode seguir e interagir pelo twitter (twitter.com/pmjpOD) e por e-mail no endereço odemocratico@joaopessoa.pb.gov.br.