PMJP convoca atletas para Jogos Brasileiros dos Idosos

Por - em 30

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), está convocando atletas da terceira idade, seja de forma individual ou em equipe, interessados em participar dos Jogos Brasileiros dos Idosos. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até esta sexta-feira (10). A competição acontece de 15 a 22 de novembro, em Aracaju (SE).

Como explicou a coordenadora do Clube da Pessoa Idosa do Município, Sônia Maria Rodrigues, a convocatória está dentro das iniciativas do Programa de Atenção à Pessoa Idosa (PAPI) da atual gestão. “Queremos primeiro chamar aqueles que têm interesse para depois selecionar os atletas que vão representar a Paraíba nos Jogos”, observou.

As modalidades oferecidas pela competição nas categorias masculina e feminina são as seguintes: atletismo, natação, tênis de mesa, voleibol, handebol, baralho (buraco e truco), dominó, dama, xadrez, bocha, malha e dança (de salão e aspectos de coreografia).

Os interessados em cadastrar o nome na Prefeitura para participar dos jogos devem ligar para o Clube dos Idosos (3252-1604), ou ir pessoalmente ao local (Rua Ana Guedes de Vasconcelos, s/n, Altiplano Cabo Branco). O horário de atendimento é das 8h às 17h, sempre de segunda a sexta-feira. Outra opção é entrar em contato com o Programa de Atenção à Pessoa Idosa, pelo 3218-6955.

Espaço da terceira idade – Este ano, a gestão atual entregou à população o Clube da Pessoa Idosa, que é um órgão da PMJP. O local atende cerca de 80 pessoas cadastradas. Todas elas possuem 60 anos de idade ou mais e participam de inúmeras atividades sócio-culturais.

O clube oferece, na grade fixa de programação semanal, aulas de ginástica, alongamento, artesanato, reciclagem, yoga, ritmo, música, artes, fuchico e teatro. Desde setembro, também está em andamento o projeto ‘Culinária, Turismo e Lazer para Idosos’. Com isso, todas as segundas-feiras, o pessoal da terceira idade inscrito assiste a palestras sócio-educativas, com temas didáticos variados e abordando a prevenção à saúde. Dentro desta mesma iniciativa recente está ainda o City Tour, com guia de turismo da Prefeitura, e o baile temático. Ambos são realizados uma vez por mês.

Estrutura – O espaço do clube inclui várias divisões, a exemplo de salão, auditório com capacidade para 100 pessoas, além de duas salas, sendo uma delas voltada a artesanato e outra reservada a diversos tipos de atividades. No prédio, os idosos têm acesso ainda a jogos como bilhar, dama, xadrez, dominó e baralho. Isso sem falar de um jardim amplo.

Renilze Lins, 68, é uma das pessoas cadastradas do Clube. Para ela, participar das atividades significou melhora na qualidade de vida. “Desde o semestre passado participo do alongamento, aeróbica e yoga. É de uma valia sem precedentes. Já no início, eu e minhas amigas sentimos diferença na qualidade biológica, fisiológica, mental e até espiritual. Ou seja, tivemos melhora de tudo que faz para da plenitude do nosso ser. Temos todos que ter consciência de que o ‘eu’ é fundamental para o nosso equilíbrio”, observou a aluna.