PMJP convoca população no Dia D da vacinação contra gripe

Por - em 56

Quem já tem 60 anos ou mais, está gestante ou tem filhos com idade entre seis meses e menores de dois anos, deve ficar atento à vacinação contra a influenza, que ficará disponível nas unidades de saúde de João Pessoa até o próximo dia 13 de maio. O Dia D da campanha aconteceu neste sábado (30) no Ponto de Cem Réis, com a apresentação de música, grupos de dança e a participação do prefeito da Capital, Luciano Agra.

“Em João Pessoa, nunca se viu tanto empenho e esforço por parte de uma gestão municipal para se cuidar da saúde do seu povo. Garantir que 77 mil pessoas possam ser vacinadas contra a influenza mostra o trabalho de uma equipe de mais de 1.200 profissionais para que possamos atingir essa meta”, disse o prefeito Luciano Agra, que também tomou a vacina na manhã de sábado.

A secretária de Saúde do Município, Roseana Meira, ressaltou que foram instalados 210 pontos de vacinação fixos e mais 30 móveis para garantir que o município atinja a meta de imunizar o público alvo da campanha, o que chega a cerca de 10% de toda a população da Capital.

“Este é um trabalho que este ano também conta com a parceria do Governo do Estado. Estamos trabalhando juntos para que novamente possamos atingir nossas metas e imunizar um maior número possível de idosos, gestantes e crianças entre seis meses e menores de dois anos”, destacou.

Para a campanha deste ano, a vacina que está sendo utilizada é trivalente: tem duas cepas para a influenza sazonal e outra para a H1N1; nesse caso, contraindicada para pessoas que tenham alergia a ovo. Para o grupo etário que pode tomar a vacina, a imunização é importante já que ajuda a proteger contra a influenza, que é uma infecção viral que tem contágio através das secreções das vias respiratórias contaminadas.

A abertura do Dia D da campanha teve as apresentações da Banda 5 de Agosto, com a regência do maestro Adelson Machado e ainda do grupo de dança Dinâmico Cultural. Além de secretários do Município e servidores da Saúde, participaram da atividade deste sábado equipes da Emlur, Guarda Municipal e Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans).